Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Revolução mobile nas empresas

Postado por

Euder Ribeiro

em 27/12/2015 em Artigos

Compartilhar:

Com o uso de sistemas móveis, os usuários adquiriram uma disponibilidade de acesso a aplicativos e sistemas que fazem parte...

Com o uso de sistemas móveis, os usuários adquiriram uma disponibilidade de acesso a aplicativos e sistemas que fazem parte do cotidiano de lazer, convívio social e trabalho. De acordo com o portal Statista (statisca.com), o número de aplicativos disponíveis até julho de 2015 na Apple Store era de 1,5 milhões. Temos uma geração de usuários com novos referenciais de experiência e uso de informação. O mercado de software inicialmente priorizou a oferta de aplicativos pessoais. Enquanto isso, as organizações e empresas reagiram de forma mais lenta a essa revolução, até que a pressão por mobilidade deu início a uma grande reforma dos sistemas de uso profissional.

O desafio para os desenvolvedores é migrar seus sistemas antigos para o novo ambiente móvel, preservando as funcionalidades e implementando novas técnicas e experiências de uso que satisfaçam ao seu público. Novas requisitos são observados, tais como ambientes de uso, responsividade, integração etc.

Ferramentas tem surgido para minimizar o trabalho e curva de aprendizagem dos desenvolvedores. Um bom exemplo, é a plataforma da FileMaker Inc., uma subsidiária da Apple, que possui um notável conjunto de ferramentas para desenvolvimento rápido e distribuição de sistemas integrados. A FileMaker completou trinta anos de existência em 2015 e, seguindo os passos de sua empresa mãe, expandiu as funcionalidades da sua plataforma com tecnologias prontas para o mundo móvel,  como os produtos FileMaker Go e FileMaker WebDirect. O primeiro é um aplicativo nativo do iOS que permite funcionalidade plena das soluções desenvolvidas em FileMaker e agrega uma bela interface nos moldes da Apple. O segundo é uma tecnologia implementada no FileMaker Server que permite a utilização dos sistemas via web em qualquer dispositivo móvel. A plataforma se integra facilmente com diversos bancos de dados, como Oracle e MySql.

O foco agora é atender de forma satisfatória e eficiente as organizações e pessoas, tirando proveito máximo das vantagens da mobilidade de forma profissional e com boa relação custo-benefício.

 

* Euder Ribeiro é consultor organizacional e de sistemas, proprietário da ByEuder.com e membro FileMaker Business Alliance (FBA).

 

Postado por

Euder Ribeiro

em 27/12/2015 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.