Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Quanto investir na implantação de um sistema ERP?

Postado por

Anderson Dias

em 31/07/2017 em Artigos

Compartilhar:

Existem muitas opções no mercado, por isso o ideal é que você pesquise e escolha algumas empresas para fazer testes...

Existem muitas opções no mercado, por isso o ideal é que você pesquise e escolha algumas empresas para fazer testes naquilo que é primordial ao seu negócio.  Mesmo questões que parecem obvias para seu negócio muitas vezes não estão contempladas no sistema que você está contratando, por isso não hesite em perguntar.  Após isso, aposte em um sistema que pode ajudar na redução de custos e aumentará a eficácia gerencial do seu negócio.

Segue alguns tópicos que você precisa verificar antes de adquirir um sistema ERP.

1: Os custos para a contratação

Quanto custa a contratação de um sistema ERP? Esse custo varia muito de empresa a empresa, pois dependerá do tipo de negócio que melhor se enquadra à sua realidade. Você deverá levar em consideração algumas questões, como a Infraestrutura, implantação e treinamento e eventualmente necessidade de customizações. 

Uma premissa na questão dos valores é a seguinte: Posso contratar um sistema com um investimento anual abaixo de R$ 5.000,00, o que é um custo baixo em se tratando de sistemas ERP, e ser caro para o seu negócio, pois não atende as necessidades da sua empresa, assim como posso ter um investimento dez vezes maior e ser um custo baixo, pois o sistema atendeu suas expectativas quanto  a redução de custos administrativos e produção e aumento da eficácia gerencial. Percebe como o preço é relativo?

2: Licença de Uso

Há algumas modalidades de negócios quando se trata de contratar um sistema ERP. Você pode comprar um sistema ou simplesmente alugar um. É possível obter a licença vitalícia, que seria a compra do sistema, ou efetuar contratos de locação, em que a contratante paga um valor mensal ou anual (esse tipo de contrato não dá direito à licença vitalícia). Esse valor irá variar de acordo com tipo de controle e áreas da sua empresa que deverá ser controlada através desse sistema. É sempre bom questionar essas situações na hora de contratar seu sistema.

3: Custos de manutenção e suporte

O mais comum é que seu fornecedor de sistema irá cobrar um valor de manutenção mensal, que pode variar conforme os módulos, tipo de licença adquirida e o tipo de suporte prestado.

O tipo de suporte vária muito de empresa para empresa o que naturalmente irá refletir no valor da manutenção. Por isso verifique o tipo de suporte que está contemplado no valor de manutenção que seu fornecedor está lhe oferecendo. 

Outra questão é se no valor de manutenção está contemplando também as novas versões (atualizações) dos sistemas contratados. Essas novas versões podem tratar de melhorias que estão sendo colocadas nos sistemas, correção de erros e também adequação à legislação.

 Lembre-se de questionar isso na hora que estiver negociando com seu fornecedor para evitar dores de cabeça no futuro.

4: Customização

Muitas empresas oferecem a possibilidade de customizar os ERPs, visando melhor atender às necessidades específicas de seus clientes. Estas customizações irão gerar mais custos, já que a empresa de software terá que fazer adequações dentro do sistema para atender essas necessidades específicas.

Lembrem-se, os sistemas ERPs vieram para simplificar e aperfeiçoar a gestão da sua empresa. Portanto, simplificar a contratação deste sistema com estas dicas é fundamental para o sucesso da implantação do seu ERP.

Postado por

Anderson Dias

em 31/07/2017 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.