Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

ISP: o seu parceiro de tecnologia está te ajudando a inovar?

Postado por

Marcelo Cosentino

em 13/07/2017 em Artigos

Compartilhar:

Atualmente, a forma mais comum de acesso à internet é baseada em pacotes de velocidade. Você adquire um plano de...

Atualmente, a forma mais comum de acesso à internet é baseada em pacotes de velocidade. Você adquire um plano de dados e pode usar até a sua franquia acabar. Dependendo do que foi contratado ou da operadora, quando atinge o limite, você tem que inserir créditos para usar mais ou, o que foi usado além, é cobrado na próxima fatura.

Para fazer a mensuração do excedente, as empresas usam soluções de billing/bilhetagem. E é justamente nessa medição que mora um dos pontos mais sensíveis. Se houver qualquer erro e faturar a menos, a operadora perde dinheiro. Caso cobre a mais, prejudica o cliente ou corre o risco de perdê-lo. Para ter um controle efetivo dessa cobrança, as soluções de billing/bilhetagem precisam ser integradas a outras ferramentas, que garantam que a cobrança seja realizada sem incoerências.

O diferencial para uma operação saudável é ter um parceiro de tecnologia que apoie na integração da ferramenta de billing com a plataforma de backoffice, para que não ocorra falhas e os dados estejam sempre em conformidade. Além disso, para um ISP, contar com um software de gestão robusto é vital para manter a sua competividade. Somente um ERP especializado consegue ajudar a empresa no cumprimento de todas a obrigações legais, controle eficaz da sua operação e planejamento do futuro.

A visão de longo prazo, aliás, também precisa ser trabalhada e, em meio ao dia a dia, se estruturar para chegar lá. Para isso, é preciso ter um parceiro tecnológico que conheça bem a legislação do seu setor e seja capaz de ajudar no planejamento com base em inovação de ponta.

Como ponto de partida, sugiro olhar de perto a Inteligência Artificial. Com ela é possível descobrir padrões de uso do cliente e prever quando ele vai usar mais ou menos o seu plano de dados. Ter essa informação ajuda a empresa a se antecipar e propor ao cliente um pacote mais adequado ao seu perfil, por exemplo, e até mesmo orientar na criação de uma nova oferta de produto. Mais dados e mais previsibilidade é igual a um melhor atendimento ao consumidor, uma vertente muito sensível na operação das ISPs e que pode ser fator decisivo no sucesso ou fracasso dessa provedora no mercado.

Nesta jornada por mais eficiência, inovação e transformação dos negócios, quem são os parceiros de tecnologia que estão ao seu lado? E, mais importante, eles estão aptos a esse desafio que a sua empresa precisa enfrentar?

Postado por

Marcelo Cosentino

em 13/07/2017 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.