Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Empreendedores, é o momento de investir na sua gestão?

Postado por

Eros Jantsch

em 08/06/2017 em Artigos

Compartilhar:

A gestão informatizada ajuda os empreendedores a entenderem melhor os produtos que têm alta demanda, as combinações de mercadorias que...

A gestão informatizada ajuda os empreendedores a entenderem melhor os produtos que têm alta demanda, as combinações de mercadorias que mais acontecem e inúmeras outras correlações. Desta forma, o empreendedor pode otimizar todo o seu processo de compras: saber qual momento é mais adequado, quais produtos ou serviços dão mais retorno e, com isso, merecem melhores investimentos, e quais deles têm pouca saída para fazer uma promoção. Ou seja, é possível controlar melhor toda a operação, identificar se ela está dando lucro, fazer uma previsão de longo prazo e as correções necessárias antes de se tornarem um grande problema.

E não é à toa que ter essas informações é importante para a longevidade. Segundo o Sebrae, a falta de investimento na gestão do negócio (planejamento e administração) é um dos principais fatores para o fechamento das micro e pequenas empresas. Isso porque a maioria dos empreendedores apenas busca soluções para se adequar à legislação, como emissão de notas, por exemplo.

Atualmente, muitos desses empresários utilizam o Excel para fazer a sua gestão, porém, acham a ferramenta complexa, pois requer inúmeras fórmulas e regras. Essa dificuldade faz com que eles desistam do programa e acabem aderindo à velha prática do caderno, dificultando ainda mais o acompanhamento do fluxo de caixa e o controle de todos os detalhes da empresa.

Por outro lado, nos sistemas de gestão, as regras estão definidas segundo as melhores práticas, sendo necessário apenas inserir os dados para obter informações do negócio e, com base nelas, planejar os próximos passos. É simples, rápido e efetivo. Principalmente se você considerar que hoje muitas ferramentas funcionam na nuvem e são comercializadas por meio de uma mensalidade, como o Netflix, e não exige um alto investimento. Além disso, como o valor é fixo, é possível inclui-lo no planejamento mensal juntamente com os demais custos recorrentes.

Estar na nuvem hoje em dia é algo almejado até por grandes empresas, que tem dificuldade de migrar seus sistemas mais complexos e pesados, mas que veem claramente as facilidades de acompanhar tudo o que está acontecendo, a qualquer hora e em qualquer lugar. E quando se é um pequeno empreendedor que, em sua maioria, faz a maior parte das atividades da empresa, agilidade e gestão organizada e simplificada pode fazer a diferença entre manter o negócio dentro ou fora do mercado.

Portanto, posso afirmar que o sistema de gestão sob medida para as micros e pequenos é o melhor caminho para tornar a sua empresa mais preparada para enfrentar os desafios que o ano de 2017 reserva e, ao mesmo tempo, contribuir para o crescimento e a saúde financeira do seu negócio.

Postado por

Eros Jantsch

em 08/06/2017 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.