Decio Krakauer CEO Ramo Portal ERP

A Ramo Sistemas, considerada um dos principais canais SAP Business One no Brasil, está há 35 anos no mercado, liderada pelo Presidente Décio Krakauer, com quem o Portal ERP realizou a entrevista deste mês. Acompanhe. 

Conte-nos um pouco sobre a história da Ramo Sistemas.

A Ramo Sistemas iniciou suas operações em 1982, sempre com foco no mercado de soluções de ERP para as pequenas e médias empresas do mercado brasileiro. É parceiro SAP na linha SAP Business One há 12 anos, tempo de vida do SAP Business One no Brasil, sendo um dos parceiros SAP pioneiros na implementação da solução. 

Nosso modelo de negócio é baseado em um distribuidor e integrador da SAP, onde temos equipes de vendas diretas e indiretas por meio de canais, atendendo todas as regiões do Brasil, além de filiais e unidades de negócio focadas em SAP Business One.

A Ramo Sistemas oferece o SAP em todas as suas formas de comercialização, seja no modelo tradicional - on premise, como também com assinatura de software, na nuvem ou nos computadores do cliente, e no modelo OEM, focado em verticais especificas.

Precisamos muito da sua opinião! Participe da pesquisa Panorama Mercado de ERP Brasil 2017. Você vai levar 3 minutos!

Quais são os segmentos atendidos hoje pela companhia e as soluções ofertadas? 

São setores Alimentício, Agrobusiness, Distribuição de Medicamentos, Distribuição e Logística, Varejo, Oil & Gas, Manufatura, entre 12 verticais ofertadas. 

As soluções ofertadas são: SAP Business One Subscription, SAP Business One On Premise e SAP Business One OEM Version. Todas as soluções podem ser hospedadas na nuvem através da Ramo Cloud Platform, ou nos computadores do cliente.

O modelo de comercialização do SAP Business One Subscription prevê um valor reduzido e assinatura mensal com escala no investimento, já incluindo o licenciamento, manutenção e suporte. Esse modelo está disponível por meio de suas revendas e Unidades de Negócio em todo o Brasil. 

As ofertas estão disponíveis no modelo SAP Business One On Premise, proposta tradicional em que o cliente adquire a licença e implementa a solução a sua infraestrutura própria, ou em software como serviço, hospedado na nuvem AWS. Destaque também para o SAP Business One by HANA no modelo de cloud computing que abrange todas as funcionalidades da solução SAP Business One e o processamento de dados de computação em memória para rápida implementação.

O SAP Business One na nuvem Ramo Cloud Platform contempla o emprego de software como serviço (SaaS) e permite a redução dos investimentos em infraestrutura e custo total de propriedade. O cliente Cloud Ramo terá a sua disposição todas as funcionalidades das soluções SAP com a capacidade de infraestrutura de processamento de dados em nuvem da AWS (Amazon Web Services).  A oferta de software como serviço garante a segurança de acesso e dos dados, backup automatizado, monitoramento de infraestrutura, upgrade de software, sistema de recuperação de desastre (disaster recovery) e sistemas de controle de acesso multifator, serviços de processamento de dados e armazenamento baseado em pagamento por uso.

Quer receber atualizações sobre o ERP Summit 2018? Clique Aqui!

A Ramo é reconhecida hoje como um dos principais representantes em vendas e implantação da solução SAP Business One na América Latina. Um componente importante deste reconhecimento está relacionado a estratégia de capilaridade através do aumento de canais, que a empresa intensificou em 2017.  Em que consiste e como tem caminhado este processo?

Nosso modelo de negócio é baseado em vendas diretas e indiretas (parceiros e Unidades de Negócio). Hoje, a Ramo Sistemas tem 170 parceiros, distribuídos em 50 cidades no Brasil, atendendo as principais regiões e verticais de negócios, com políticas de separação geográfica para o atendimento, as vendas diretas estão concentradas em São Paulo e as vendas indiretas por meio de parceiros em outros Estados, respeitando o foco estratégico e experiência em cada setor da indústria. Somos o principal parceiro de SAP Business One no Brasil, com o maior faturamento, maior venda, maior número de clientes e consultores. 

Em 2017 a Ramo investiu cerca de R$ 1,5 milhão na abertura em 12 Unidades de Negócio distribuídas pelas regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil. As Unidades de Negócio foram definidas com base de parceiros com alto rendimento e competência no mercado brasileiro de ERP, os representantes são parceiros estruturados, com clientes, conhecimento profundo do SAP Business One, do mercado e com condições de oferecer os melhores serviços em suas regiões. Além disso, a Ramo tem matriz em São Paulo, e filiais no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Ribeirão Preto (SP).

Sobre o recém lançado modelo de negócio, SAP Business One on Demand na nuvem, com tem sido a aceitação pela base de clientes da Ramo? Que benefícios englobam este modelo?

Sim, nesse modelo on demand e na nuvem consegue-se viabilizar o SAP Business One para clientes menores e com grandes sonhos, pois os valores mensais são mais adequados a esse grupo de empresas, em uma solução pré-parametrizada se for o interesse do cliente. Todo o pacote viabiliza a adoção do SAP Business One em clientes que antes não seriam usuários da solução.

O objetivo é incentivar e facilitar as vendas do SAP Business One na nuvem AWS (Amazon Web Services) com ofertas e pacotes adequados ao modelo de negócio de cada cliente e a comodidade do pagamento on-line por diversas formas, inclusive PayPal. O cenário atual da economia pede revisão de processos e modernização da TI para atender as novas tendências e adequação da gestão empresarial. 

Interessa bater a meta de vendas e negócios? Clique aqui!

Decio Krakauer CEO Ramo B1 Portal ERPA fatia de pequenas e médias empresas no Brasil representa hoje o maior cenário de oportunidades para as fornecedoras de software de gestão. Por outro lado, esta fatia apresenta uma série de características muito particulares, com aplicações e usabilidades muito segmentadas, e com um perfil de gestão que vai do tradicional ao completamente alinhado com as últimas tendências tecnológicas.  Como as soluções SAP B1 têm se posicionado para atender a estas demandas?

O mercado brasileiro, especificamente para as PMEs, ainda está em fase de maturação para a adoção de ferramentas e práticas de gestão empresarial baseadas em software do tipo ERP. Um pouco mais de 50% das empresas desse grupo já tem uma solução de ERP de destaque no mercado, sendo que o restante ainda usa soluções caseiras, planilhas ou alguns grupos de pequenas soluções financeiras ou de faturamento ou de estoque.

Além disso, muitas empresas ainda são administradas no “modelo fluxo de caixa”, ou seja, apenas verificam faturamento, e contas a receber menos contas a pagar. Isso não atende mais a um mercado complexo, que exige rentabilidade e cada vez maior eficiência. 

Softwares como o SAP Business One atendem a uma nova demanda de um mercado que exige gestão e processos de qualidade. O mercado assim tem mudado da situação de comprar “preço” para comprar “gestão/processos”. Assim, a negociação fica mais próxima da realidade das pequenas e médias empresas. 

A base de empresas usuárias do SAP Business One no país gira em torno de 6 mil, um número significativo (8% da base mundial do produto), mas pequeno frente ao tamanho potencial do mercado. Encontramos um nicho de mercado que ainda tem muito potencial para ser explorado, principalmente, diante da crise as empresas buscam atualizações para serem competitivas no mercado e a implementação do SAP Business One favorece pelo desempenho e baixo custo. 

E, finalmente, as empresas hoje buscam soluções com ótimas tecnologias, marcas reconhecidas e que tragam uma relação custo-benefício adequada, além de se manterem atualizadas dentro de um mercado em grande transformação digital. O SAP Business One com a Ramo oferece esses benefícios para seus clientes.

A busca por excelência, tanto no atendimento como no suporte pós-venda, é hoje ponto fundamental de competitividade para qualquer empresa de qualquer setor, sobretudo em Tecnologia da Informação. Como a empresa tem tratado este assunto?

Em um mercado altamente competitivo como o nosso, precisamos manter a excelência dos nossos serviços em todos os níveis – desde a venda e entrega até o suporte técnico.

A Ramo Sistema tem a maior estrutura de suporte do Brasil, com mais de 30 profissionais dedicados exclusivamente ao suporte e atendimento aos clientes, e mais de 170 revendas com atendimento in loco, na sede do cliente, caso esse opte por esse modelo de atendimento.

Além disso, a Ramo desenvolve um programa desde 2015 chamado de Customer Experience, que visa agregar mais informações, conceitos, experiências e qualidade de serviços aos clientes, com palestras, treinamentos, vídeos e posts em blogs que aumentam a qualidade das informações da Ramo e do SAP Busineess One aos clientes.

Um cliente bem atendido faz com que o relacionamento com a empresa seja duradouro e produtivo, trazendo novas oportunidades – e contribuindo para o crescimento de todos! 

Compre seu ingresso para o ERP Summit!

A verdadeira transformação digital chegará para a realidade de cada empresa em momentos e estágios diferentes, de acordo com o produto e segmento de atuação, mas é um conceito inevitável. Outros conceitos como Mobile, Cloud, Big Data, Omnichannel, UX, AI, já permeiam hoje o desenvolvimento de qualquer ferramenta de gestão. Mas não é só isso.  Em sua opinião, que características deverá possuir um software de gestão para ser considerado competitivo daqui a 05 anos?

O uso de inteligência coletiva otimizou a vida da sociedade quando o assunto é mobilidade. Com o ERP não será diferente: a tendência é que se integre com inteligência artificial e torne este tipo de tecnologia mais intuitiva, trazendo análise de dados e integrando machine learning para aprender a partir do comportamento dos usuários dos sistemas de gestão, se adaptando e desenvolvendo novas habilidades. E ainda podendo conectar milhares de sensores em linhas de produção ou em serviços de campo, integrando com ERP e a inteligência artificial coordenar o agrupamento das informações. 

Antigamente, um grande volume de dados era armazenado nos ERPs, sem que as empresas extraíssem algum tipo de conhecimento que pudesse trazer valor ao negócio – ou vantagem competitiva. Na era digital este panorama mudou – e muito. As empresas que não souberem trabalhar estes dados a seu favor, perderão espaço. E a inteligência artificial chega com este objetivo – de trazer insights e visões estratégicas para as empresas, fazendo com que consigam estar um passo à frente no mercado. 

Na era cognitiva, associar algum tipo de inteligência aos sistemas legados será um desafio – e também uma exigência para todas as empresas, não importando seu tamanho ou segmento de atuação. Percebemos isso ao ver que muitas corporações têm anunciado seus assistentes virtuais, capazes de conversar com o usuário final com linguajar bastante semelhante ao do homem, além de aprender com o comportamento do consumidor. É a tecnologia permeando os sistemas de gestão – e o atendimento direto ao usuário. 

De forma concreta, o SAP Business One é uma plataforma de ERP global que já apresenta recursos de transformação digital, como total disponibilidade na nuvem (modelo CLOUD), banco de dados em memória e big data (HANA), internet das coisas (SAP Leonardo), machine learning (já disponível na versão de julho de 2018), entre outras novidades reais dentro do SAP Business One e implantados pela Ramo Sistemas.

Se avaliarmos o período desde que a Ramo foi criada até hoje, é correto dizermos que a essência da necessidade não mudou, ou seja, o cliente continua precisando de uma solução para automatizar seus processos? O que mudou?


A essência da existência da Ramo sempre foi ligada a melhoria dos processos e gestão de negócios de seus clientes por meio da automação por software de gestão. Isso desde 1982, sendo que o foco continua o mesmo, procurando ajudar pessoas e profissionais a desempenharem seus processos de controle e gestão de forma mais eficiente e eficaz como um todo.

A diferença dos tempos atuais é a velocidade da mudança e das transformações digitais que tem afetado todos os mercados. Todos os negócios estão em risco se não fizerem a sua própria transformação digital. A Ramo Sistemas oferece a base de tecnologia para a criação da transformação digital nas pequenas e médias empresas.

Com a tecnologia da SAP, onde são investidos milhões de dólares em pesquisa e desenvolvimento, milhares de engenheiros têm condições de se atualizarem frente as mudanças e demandas do mercado e manter o software SAP Business One na frente de todos os processos – e nossos clientes se beneficiam disso. A Ramo Sistemas e seus parceiros fazem a ponte entre a tecnologia disruptiva SAP com os clientes.

Fonte: Redação

Faça como mais de 54 mil profissionais e assine a nossa newsletter!



Cadastre seu e-mail * e receba nossa newsletter

iX Tecnologia e Educação Ltda. Todos os direitos reservados. Powered by por Oibê.