Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Inteligência artificial cada vez mais presente na gestão

Postado por

David Pereira

em 12/08/2017 em Artigos

Compartilhar:

Essa tecnologia está, sem que haja uma percepção, se integrando a nossas vidas em tarefas aparentemente simples, como na área...

Essa tecnologia está, sem que haja uma percepção, se integrando a nossas vidas em tarefas aparentemente simples, como na área de finanças, de marketing, logística, atendimento ao consumidor e na própria gestão empresarial. Com a integração das diferentes informações de departamentos a um sistema de gestão, os computadores podem ser configurados de modo a substituir a ação humana ou ampliar a inteligência dos responsáveis.

Imagine, por exemplo, em uma fábrica, uma pessoa ficar acompanhando todo o desempenho, coletando as informações e depois analisando critério por critério. Em uma Indústria 4.0, as máquinas estão interligadas entre si ? por meio da Internet das Coisas ? e o sistema de gestão coleta, automaticamente, dados considerados pertinentes para fazer a análise do processo produtivo.

Nesse contexto, é possível configurar o sistema para emitir alertas ao atingir determinados critérios ? positivos ou negativos, como ociosidade das máquinas, consumo de energia ?, mas, pela inteligência artificial, o sistema vai, aos poucos, aprendendo seus erros, fazendo com que eles não se repitam novamente e as previsões se tornem cada vez mais efetivas e corretas, assim como as interferências.

Não há uma definição específica para o termo inteligência artificial, mas a ideia é fazer com que os computadores pensem como os humanos e tomem decisões baseando os princípios estabelecidos pelos seus programadores.

Quer investir em um sistema de gestão que acompanha as tendências de mercado e a evolução da tecnologia? Conheça mais a fundo e teste o Sage X3, sentindo na prática as funcionalidades que vão beneficiar o seu negócio.

Nova era digital

Sem perceber, a sociedade atual vive em um mundo no qual as empresas são capazes de acompanhar sua produção em tempo real, identificar tendências de mercado e tomar decisões baseadas em dados confiáveis. Ou seja, os gestores têm ? e vão continuar tendo ? um papel decisivo no futuro do negócio, definindo qual caminho será trilhado.

No entanto, os administradores ganharam um aliado que não cede às emoções, auxilia a realizar análises complexas dos dados usados pelas empresas e, mais do que isso, podem monitorar desempenhos e fazer correções que seriam feitas pelo gestor, mas não naquele momento. Tudo isso leva a uma otimização de processos, a identificação de variáveis que interferem nos custos, economia de recursos e de tempo, além de ganho de eficiência.

Se essa tecnologia ainda está muito distante da realidade encontrada em seu negócio, é preciso fazer investimentos ? tanto em estrutura quanto em sistemas de gestão ? para permitir que ela se torne realidade no futuro.

Postado por

David Pereira

em 12/08/2017 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.