Como não errar na hora de escolher o ERP?

Postado por em em Artigos
  • Tamanho da fonte: Maior Menor
  • Acessos: 333
  • Increver-se para receber atualizações

Artigo ERP Portal ERP

Investir em um sistema de gestão empresarial é uma estratégia que permite alcançar uma vantagem competitiva no mercado.

No entanto, a escolha de um ERP exige uma atenção maior, pois, caso ele não suporte o negócio em questão, fará com que o investimento não gere os benefícios esperados. 

Profissionais da área administrativa destacam que os fatores mais relevantes na hora de escolher um ERP são: o preço, a facilidade de implantação, facilidade de operações, qualidade de serviço, funcionalidades, aproveitamento do hardware, potencial de crescimento com a ferramenta, qualidade do suporte técnico, documentação e manuais, além de experiência e tradição no mercado do fornecedor do sistema.

Como, então, escolher o melhor sistema de gestão? Primeiramente, para não errar com o ERP, a empresa deve fazer uma pesquisa interna e entender quais são as suas necessidades, mapeando todos os processos e identificando o que precisa de uma gestão automática. A partir disso, a organização poderá buscar de forma mais específica os sistemas que melhor atenderão seus objetivos.

Em seguida, é importante que se faça uma pesquisa entre os fornecedores de ERPs, procurando referências e opiniões sobre a infraestrutura oferecida por cada um deles. Uma tática interessante é optar por um fornecedor que já atenda outras empresas do mesmo setor da organização em questão, já que o suporte técnico já está adaptado aos problemas mais comuns e as soluções de dificuldades técnicas ocorrem com mais agilidade.

Além disso, na hora de escolher a solução ideal de ERP, é preciso que o empreendimento tenha em mente suas metas e objetivos a serem alcançados, tanto em curto quanto a médio ou longo prazo. Decidir por sistemas que sejam flexíveis no atendimento de demandas a qualquer momento evita que haja uma posterior troca de ERP.

Uma outra razão que envolve a escolha de sistemas de gestão empresarial é a questão da segurança dos dados e informações inseridas no sistema. Muitos gestores ficam em dúvida se optam por uma armazenagem local ou em nuvem, por isso, é preciso entender os prós e contras de cada um: enquanto a armazenagem local exige investimento com hardware e equipe treinada para configuração e manutenção, a armazenagem em nuvem é mais barata, porém exige uma pesquisa maior por fornecedores que confirmem a entrega de uma segurança eficaz.

Ainda, quando o objetivo é adquirir um ERP por conta da mobilidade e praticidade no acesso às informações do sistema, é importante que o sistema de gestão prestes a ser escolhido obtenha essa usabilidade móvel, permitindo a gestão dos dados de qualquer lugar e através de dispositivos móveis. 

Com isso, organizações devem investir em uma boa pesquisa antes de adquirir qualquer sistema de gestão. Acertar na escolha diminui as chances de o ERP ter algum problema tão grande que necessite de uma revitalização ou, até mesmo, troca, aumentando, por consequência, o ROI do sistema. 

Avalie esta postagem:
2
  • Nenhum comentário encontrado

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 Restrição de Caracter
Seu texto deve ter mais de 10 caracteres
Seus componente estão sujeitos a moderação do administrador.

Cadastre seu e-mail * e receba nossa newsletter

iX Tecnologia e Educação Ltda. Todos os direitos reservados. Powered by por Oibê.