Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

A inteligência artificial vai continuar a sacudir o mercado

Postado por

David Pereira

em 10/01/2018 em Artigos

Compartilhar:

Em 2018 não deve ser diferente, pelo contrário: o mercado de inteligência artificial deve se expandir consideravelmente no próximo ano,...

Em 2018 não deve ser diferente, pelo contrário: o mercado de inteligência artificial deve se expandir consideravelmente no próximo ano, mesmo em áreas nas quais você nem faz ideia de como isso pode acontecer. O fato é que se a informatização foi a primeira grande revolução dos negócios nas últimas décadas, a inteligência artificial tem tudo para ser a próxima.

Transformação do ambiente de trabalho

De acordo com a IDC, até 2025 teremos no mundo cerca de 1 trilhão de dispositivos conectados em rede. Isso significa que haverá muito mais máquinas do que pessoas ?agindo? de forma a tornar a sua vida melhor. Obviamente, para as empresas, manter o foco no desenvolvimento dessa tecnologia é uma forma de se destacar perante à concorrência.

A busca pela redução de custos, por exemplo, se torna muito mais prática quando sistemas inteiros se encarregam de analisar quais soluções são mais viáveis ou não. Em muitos casos, será possível redesenhar o ambiente de trabalho, de forma mais otimizada e menos dispendiosa, e provendo recursos que antes poderiam ficar em segundo plano.

Decisões mais assertivas com inteligência artificial

Muitas pessoas ainda têm uma ideia errada de que a inteligência artificial é uma ferramenta que existe meramente para substituir as pessoas em suas respectivas funções. Isso não é verdade. O que vai acontecer ? e essa revolução já está em curso ? é que as decisões mais simples ou consideradas rotineiras poderão ser tomadas por uma máquina cujo sistema tenha aprendido o seu comportamento.

Em contrapartida, aos humanos será delegado um papel de muito mais responsabilidade e que vai requerer maior preparo técnico. O ponto-chave aqui é deixar de lado as tarefas manuais, exaustivas e repetitivas, que já não requerem tanto esmero intelectual, para permitir que haja mais tempo livre para pensar naquilo que realmente importa.

 

Enquanto alguns ficam em dúvida se devem ou não embarcar na ?moda? da inteligência artificial, outros agem e tiram proveito disso, se colocando em posições de maior destaque no mercado. É o caso das empresas que adotaram os bots para mensageiros como uma forma de interagir com os seus clientes.

O prazo está se encerrando! Participe da pesquisa Panorama Mercado de ERP Brasil 2017 e concorra a um iPad Mini. Você vai levar 3 minutos!

Analisando um grande volume de dados

Outro ponto importante trazido pela inteligência artificial é a possibilidade de ter acesso a informações que antes você sequer imaginaria que poderia precisar. A IBM, por meio do seu projeto Watson, apresenta alguns cases nesse sentido, em que o cruzamento de informações aparentemente desconexas resultou em insights para o negócio.

Um dos comércios analisados, por exemplo, cruzou as informações sobre o volume de vendas de calçados em uma loja física com o clima na cidade no dia em questão. Eles perceberam que nos dias chuvosos as vendas diminuíam. Pensando nisso, elaboraram promoções específicas para dias que a previsão do tempo indicava chuva. O resultado foi que a loja passou a vender mais também nessas ocasiões.

Compre seu ingresso para o ERP Summit!

Inovação conta cada vez mais

É difícil imaginar a sobrevivência, nos dias de hoje, de uma empresa que opte por não informatizar os seus processos. Além de perder mais tempo em cada etapa do negócio, o resultado disso será um custo maior de produção, que consequentemente será repassado ao consumidor, mas sem trazer nenhum benefício para nenhuma das partes.

A inteligência artificial chega para aperfeiçoar esse processo. Quanto maior for o seu uso, menores serão os custos individuais e, portanto, mais acessível ela será. O ano de 2018 promete manter o ritmo intenso de crescimento no interesse e na adoção desses sistemas. Em outras palavras: se você ainda não embarcou nessa ideia, já está mais do que na hora de começar a correr atrás.

Postado por

David Pereira

em 10/01/2018 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.