Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Você é um pato na área de ERP ?

Postado por

Marcelo Sinhorini

em 14/01/2016 em Artigos

Compartilhar:

Veja, o problema aqui não está em conhecer um pouco cada tema, é até recomendável que um consultor de ERP...

Veja, o problema aqui não está em conhecer um pouco cada tema, é até recomendável que um consultor de ERP na área de sistemas conheça de forma superficial os demais processos da empresa, a questão é mais ampla e remete a falta de especialização, a falta de domínio de algum assunto, o que na área de Tecnologia da Informação se torna uma desvantagem.

Quer saber porque ?!

Vamos apresentar 2 pontos desta fraqueza no perfil profissional:

Primeiro: Faremos aqui outra analogia. Imagine que você está com dores no peito e deverá visitar um médico, você prefere um cardiologista ou um ortopedista ? Com certeza você preferirá um profissional especializado no seu problema, pois ele terá mais experiência e vivência naquela área, te trará mais segurança e possibilidades de tratamento.

A mesma coisa acontece quando uma empresa decide implantar um ERP, e optará, por exemplo, na área contábil, por um consultor especialista em contabilidade a outro com conhecimentos mais superficiais, mesmo que a empresa tenha que pagar um valor/hora maior pela especialidade do profissional.

Neste caso não existe exceção, e sim restrição, muitas vezes de orçamento, pois numa condição de equalização de preços, o profissional com mais conhecimento na área será o escolhido e também executará o trabalho com mais precisão e rapidez, na maioria das vezes.

[Sim, quero assistir a série de vídeos gratuitamente sobre como crescer na área de ERP]

Segundo: Cada área de especialidade em qualquer disciplina: médica, tecnológica, empresarial, enfim, devido aos avanços da tecnologia o que permite que a produção de conhecimento seja cada vez mais rápida do que qualquer outro momento da história e com isto, o tempo para atualização profissional passou a ser maior, ou deveria, assim, atuar e ser especialista em diversas áreas demanda um grande esforço para qualquer pessoa.

artigo pato voandoEntretanto, nosso amigo pato é o único animal que consegue dormir com metade do cérebro e manter a outra em alerta, ou seja, tem qualidades e características únicas, é dotado de perfeito senso de direção e aqui encontra-se outra analogia com os profissionais de TI.

Ter conhecimento generalista, em projetos de implantação bem orquestrados, traz muitas vantagens, pois da mesma forma que o especialista está muito concentrado na sua área, teremos outro profissional vislumbrando o todo.

Reforçamos este ponto com base na Teoria dos Sistemas, onde é definido que o Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função.

Logo concluímos que devemos ter ambos os profissionais na equipe para um bem-sucedido projeto de implementação de sistemas de gestão empresarial e com isso atender a expectativa da empresa que optou por otimizar seus processos com um ERP.

E agora você reconhece um pato ?

[Sim, quero receber mais informações sobre como crescer na carreira de ERP]

 

* Marcelo Sinhorini é co-fundador do Portal ERP

 

Postado por

Marcelo Sinhorini

em 14/01/2016 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.