Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

O que é SaaS e WaaS?

Postado por

David Pereira

em 28/02/2018 em Artigos

Compartilhar:

O que é SaaS? SaaS nada mais é do que uma sigla para ?Software as a Service?, ou seja, ?Programa como...

O que é SaaS?

SaaS nada mais é do que uma sigla para ?Software as a Service?, ou seja, ?Programa como um Serviço?, em tradução direta. Trata-se de um modelo de negócios que vem sendo adotado com frequência cada vez maior pelas grandes companhias, especialmente com o avanço da computação em nuvens.

Simplificando ainda mais, a ideia é que uma empresa, ao em vez de vender uma licença de software cuja validade é permanente, passe a oferecer seus serviços por meio de uma assinatura mensal. Trata-se, portanto, de contratar um serviço online que, em outras épocas, poderia ser oferecido por meio de um software.

E por que essa forma de trabalho tem se destacado tanto? A resposta para essa pergunta é bastante simples: redução de custos e ganho de agilidade. Um serviço baseado na nuvem permite que o cliente o acesse a partir de qualquer lugar, enquanto os softwares instalados requerem, em geral, uma base fixa. Ou seja, receita recorrente, algo valioso e muito importante para projetar crescimento e balancear o fluxo de caixa.

O prazo está se encerrando! Participe da pesquisa Panorama Mercado de ERP Brasil 2017 e concorra a um iPad Mini. Você vai levar 3 minutos!

Além disso, nessa modalidade, é possível às empresas contratarem apenas partes de um serviço, ou seja, módulos sob demanda, algo que era visto como inviável ou muito caro quando havia somente a opção de instalação mediante licença de uso de software. Assim, ganham todos com o aumento de produtividade e eficiência. A própria Adobe que anteriormente vendia versões vitalícias dos seus produtos, como o Photoshop, hoje trabalham com assinatura mensal ou anual de seus produtos.

O que é WaaS?

O conceito de WaaS é bastante similar ao de SaaS, mas o que muda é o tipo de serviço oferecido. WaaS é uma sigla para ?WLAN as a Service?, ou seja, ?WLAN como serviço?. WLAN, no caso, é uma sigla em inglês para ?Wireless Local Area Network?, que nada mais do que o popularmente conhecemos como WiFi.

Quando uma empresa oferece uma conexão WiFi como um serviço, então podemos dizer que ela oferece uma modalidade de WaaS. Para entender melhor como isso funciona, é preciso voltar no tempo analisar esse modelo de negócio.

Compre seu ingresso para o ERP Summit!

Antigamente, muitas empresas que trabalhavam com a instalação de pontos de WiFi deixavam toda a responsabilidade sobre a rede, no que diz respeito ao gerenciamento e à manutenção, por conta do cliente. Ou seja, o ?produto? era entregue e dali em diante toda a responsabilidade passava a ser do comprador. Com a chegada do WaaS essa proposta mudou. Agora, muitas empresas, além da instalação, oferecem a manutenção e o gerenciamento, cobrando um valor mensal do cliente.

Agora ficou bem mais fácil de entender as duas siglas, não é mesmo?

Postado por

David Pereira

em 28/02/2018 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.