Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

ERP na nuvem: as vantagens de optar por um sistema de gestão cloud

Postado por

Denis Gonçalves

em 16/04/2018 em Artigos

Compartilhar:

Uma das principais diferenças entre os ERP´s locais e em nuvem é o preço. Geralmente, por não precisar de licença...

Uma das principais diferenças entre os ERP´s locais e em nuvem é o preço. Geralmente, por não precisar de licença e investimento em infraestrutura, o ERP em nuvem é mais acessível, o que acaba chamando a atenção de gestores que não possuem muita verba para aderir a um ERP. Para muitas empresas, o software local é visto como uma despesa de capital (CAPEX), pois depende de um grande investimento da organização, uma vez que a solução nuvem é considerada uma despesa operacional (OPEX), já que só depende de custos de manutenção, mão-de-obra, entre outros. 

Além do investimento mais barato, optar por um ERP na nuvem traz como outros benefícios a segurança dos dados da empresa, maior estabilidade e atualizações contínuas do sistema - o que permite que o ERP esteja sempre disponível e atual, principalmente quanto as obrigações fiscais que, no Brasil, sofrem constantes mudanças; acessos remotos - sistema disponível de qualquer lugar, a qualquer hora e através de diversos tipos de aparelhos (notebook; tablete; smartphones; etc); menor tempo de implementação; backup gerenciado pelo fornecedor; e maior controle aos gestores, que têm acessos a relatórios gerenciais em tempo real, sem precisar estar no escritório. 

Mas, nota-se que uma das maiores preocupações de gestores com relação ao ERP na nuvem ainda está na segurança dos dados. Porém, de acordo com uma pesquisa do The Global State of Information Security Survey, 69% dos empreendedores estão deixando seu ceticismo de lado quanto à segurança online e estão adotando o ERP na nuvem, que possui normas rigorosas para manter as informações dos sistemas com o máximo de sigilo. Nos próximos anos, inclusive, cerca de 24% de todo o dinheiro destinado à tecnologia nas empresas será aplicado em sistemas de gestão na nuvem, segundo estudo da IDG Enterprise Cloud Computing Study.

Atualmente, muitas empresas estão em processo de migração para o sistema de gestão em nuvem, o que mostra que desvantagens como custos ao longo do tempo, menor grau de personalização, maior gasto com mão-de-obra e o risco de uma atividade crítica não ser corretamente executada ? como ocorrem de forma mais comum com ERPs locais, estão pesando frente aos benefícios práticos e rápidos que o ERP em nuvem confere à organização.

Postado por

Denis Gonçalves

em 16/04/2018 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.