Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Empresa grande não adquire ERP de pequena software-house, como fazer ?

Postado por

Marcelo Sinhorini

em 19/08/2014 em Artigos

Compartilhar:

1. Complexidade de processos As grandes empresas estão num nível de complexidade e maturidade de processos acima, que apenas os sistemas...

Processos011. Complexidade de processos

As grandes empresas estão num nível de complexidade e maturidade de processos acima, que apenas os sistemas de gestão dos grandes fabricantes de software atendem ?

Se perguntarmos aos empresários de pequenas e médias empresas se seus processos são complexos ? Em sua maioria teremos a resposta que sim, seus processos são complexos.

Esta resposta é dada mediante a experiência profissional do empreendedor, influência do meio que vive e o segmento da sua empresa.

Exemplificando um pouco o tema, imagine as situações abaixo.

Por exemplo, temos pequenas empresas que atuam na área de despacho aduaneiro, com clareza, independente do tamanho da empresa, podemos avaliar que existe complexidade no processo. Envolve regulamentações, sistemas, tributos, logística, contabilidade , enfim, há complexidade.

Outro exemplo, agora no segmento de varejo, uma pequena loja especializada na comercialização de cosméticos tem a mesma complexidade de operação de uma loja de uma grande rede deste segmento, o que gera maior complexidade neste caso não é a operação do dia-a-dia da loja e sim, a integração com a matriz, depósitos externos e administração centralizada da rede.

Com base nestes exemplos, podemos afirmar que, há complexidade mediante ao segmento da empresa e, em relação a seu porte, varia de acordo com subprocessos de gestão centralizado.

A complexidade de processos tributários.

Em contra-partida à análise de complexidade de processos operacionais, no que tange a regulamentações tributárias, cada vez mais o governo brasileiro busca maneiras de simplificar a cobrança de impostos de pequenas e médias empresas, indicando já que os processos fiscais para empresas de menor porte, tendem a ser mais simples.

Com fundamento dado pelas normas fiscais, podemos afirmar que a tendência de simplificação para as empresas pelo porte é verdadeiro.

É entendido que existe complexidade no processo fiscal brasileiro em comparação a outros países, o que almejamos posicionar no texto foi, o nível de complexidade por porte de empresas.

Sobre a maturidade de processos.

Acerca da maturidade de processos, a partir do crescimento da empresa, o aprendizado é inerente a evolução do negócio, o que gera maior maturidade de processos e absorção de novas tecnologias, como por exemplo ferramentas de gestão estratégica e big data.

As empresas de pequeno porte, devido ao conhecimento acerca de seus processos, turn-over maior no seu quadro de funcionário, o que gera perda de conhecimento organizacional, orçamento menor e maior terceirização de processos secundários, tais como contabilidade e administração de pessoal, as empresas menores elevam menos a maturidade de seus processos.

portfolioserv2. Serviços demandados pelas grandes empresas

A demanda por serviços adquiridos pelas grandes empresas na área de ERP estão apenas no portfólio das grandes fabricantes de sistemas ?

Uma grande empresa busca contratar o ERP e demais serviços num mesmo fornecedor, conceito conhecido como "one stop shop provider", com objetivo de agilizar a comunicação e acelerar resolução de problemas, já que o sistema necessita de toda uma cadeia de serviços e infra-estrutura de suporte para manter-se disponível aos usuários.

Como estratégia de diversificação, fidelização e incremento de receita, as grandes fabricantes de ERP oferecem esta gama de serviços , como datecenter, outsourcing de profissionais, BPO de operação, serviços em banco de dados e consultorias especializada em processos. O que nas pequenas fabricantes de ERP, manter um portfólio de serviços parecidos a este, exige-se altos investimentos e retorno a médio-longo prazo.

mapamundi0013. Capilaridade regional (Brasil e mercado internacional)

As grandes empresas necessitam de atendimento a suas operações em outras filiais e plantas ?

Sim, este é um motivo que fortalece a a decisão de grandes empresas adquirirem sistemas de grandes fornecedores de TI, pois existe a necessidade de atendimento e suporte em outras regiões e, muitas vezes, culturas e idiomas diferentes.

As decisões dos CIO's de centralizar sistemas e bases num mesmo ambiente, acarretando padronização de processos, maior segurança da informação e ampliação da governança corporativa, também sugere relacionar-se com fornecedores que atendam sua cadeia produtiva completa, além fronteiras e línguas, tornando maior os obstáculos para aquisição de sistemas de pequenas fabricantes de software.

contracts4. Exigências contratuais e legais

Para contratação de fornecedores de TI, as grandes empresas mantém regras e normas, exigindo requisitos característicos aos líderes de mercado ?

As grandes empresas em seus processos de aquisição de sistemas ou serviços de alto valor agregado, necessitam constatar a saúde financeira, volume de atendimento e porte dos principais clientes dos potenciais fornecedores de TI, com detalhamento de RFP e solicitação de documentos, estas exigência servem para reduzir o risco de se contratar um ERP de uma empresa, que não se manterá no mercado nos próximos anos, já que a aquisição de um sistema é uma decisão estratégica, de longo prazo e com custo de substituição relevante.

Agora PERGUNTAMOSHá espaço para o pequeno fabricante de sistemas atender as grandes empresas ?

Sim, há.

Há espaço para as pequenas fabricantes de ERP atenderem as grandes empresas em processos específicos, que as grandes fornecedoras atendem de forma parcial, ou por meio de customizações.

No caso de processos específicos, pode-se haver a necessidade de parceria com grandes fornecedores de ERP e TI, para promover integrações com seus sistemas e compor soluções, este é um grande caminho aos pequenos fabricantes especializados num nicho específico, já que aumenta valor a sua marca e se coloca como provedor as grandes empresas numa área determinada, incrementando receita e, podendo até ser alvo de aquisição por parte das grandes fornecedoras de softwares.

Em resumo, existe mercado para os pequenos fabricantes de ERP aumentarem sua fatia, atendendo as grandes empresas e articulando parcerias , levando ao mercado soluções mais completas, gerando maior produtividade às empresas e maturidade de gestão ao setor.

 

* Marcelo Sinhorini é diretor e co-founder do Portal ERP

 

Postado por

Marcelo Sinhorini

em 19/08/2014 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.