Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

A IoT já chegou à sua operação? Conheça os benefícios

Postado por

Lisandro Sciutto

em 29/06/2015 em Artigos

Compartilhar:

Esta nova tecnologia deve ser aproveitada, você sabe quais ações devemos tomar caso queiramos ser os primeiros a obter os...

Esta nova tecnologia deve ser aproveitada, você sabe quais ações devemos tomar caso queiramos ser os primeiros a obter os benefícios? Basicamente, as oportunidades estão divididas em duas categorias:

1.       Excelência operacional ? As novas tecnologias melhoraram a eficiência, os serviços e a produtividade dos ativos e ao fazê-lo, diminuir os custos e melhorar as margens.

2.       Inovação no serviço ? Explorar a informação disponível para criar novos serviços para os clientes que melhoram a competitividade ou criam novos fluxos de receita.  

Seus ativos falam.  Você está ouvindo?

O uso da informação a partir de sensores incorporados para fazer a transição de uma manutenção preventiva a uma manutenção preditiva é uma forma comprovada para baixar custos e melhorar o serviço.  A maioria dos equipamentos ainda se mantém com base no tempo do calendário ou pelo volume de produção, por exemplo: considera-se o intervalo de tempo entre as inspeções de serviço ou calcula-se a quantidade de quilowatts de energia consumida pelo equipamento. No entanto, a monitoração real de desempenho do equipamento, que considera fatores como a temperatura operativa, as taxas de fluxo e o consumo energético, são indicadores muito melhores para saber quando a manutenção é necessária, o que permite contar com opções de um serviço antes do ciclo, evitando danos ao maquinário ou posteriores ao ciclo, diminuindo os custos de reparação.

Esta flexibilidade na programação do serviço pode gerar novas oportunidades de receitas ao aproveitar as subidas da demanda e também ao reprogramar os planos de manutenção com segurança.  Além disso, considere quanto tempo se perde hoje em dia com inúmeras visitas técnicas de equipamentos remotos. Primeiro para fazer o diagnóstico e depois para a reparação. Os sensores sofisticados de auto diagnóstico do equipamento são muito mais eficientes para identificar as falhas imediatamente, de modo que o engenheiro adequado trabalhe no serviço adequado e os componentes que apresentem defeito sejam reparados em uma única visita.

Esta é também uma área onde a inovação no serviço dará lucro. Os vendedores de equipamento e os fornecedores de serviço não aproveitam o potencial de maior faturamento que pode se originar com uma rede empresarial digital. Considere as oportunidades de avisar aos clientes das programações do serviço, como operar eficientemente um perfurador para economizar 10% de combustível, por exemplo, ou qual óleo ou repostos usar para ajudar a diminuir os custos a longo prazo. Todas essas informação podem ser extraídas de dados reais existentes em toda a frota, não só de uma unidade individual. A informação em tempo real tem um valor inerente, só se pode identificar a oportunidade associada à mesma. 

E se os funcionários não viessem mais trabalhar?

Outra inovação tecnológica que está mudando a forma de trabalhar é a mobilidade. Os engenheiros de manutenção do maquinário devem estar em movimento mantendo os ativos físicos caros, não podem ficar no escritório tramitando papéis.  As tecnologias social e móvel permitem às empresas que fornecem serviços, a melhoraria da produtividade da mão de obra através de aplicações móveis elaboradas para auxiliar na programação do trabalho, do roteamento entre tarefas, dos relatórios de ordens de trabalho, repostos, diagnóstico e manutenção in situ e conectar rapidamente os engenheiros com outros expertos do ramo.

O que aconteceria se não houvesse necessidade dos técnicos irem pessoalmente revisar o maquinário para fazer a manutenção? Os dispositivos conectados permitem com que os dados de diagnóstico estejam disponíveis remotamente, e isso oferece a possibilidade de identificar, diagnosticar e até reparar os equipamentos por meio do software e fazer ajustes remotos.  Cada viagem que se economiza representa uma considerável economia em custos e um aumento da utilização e rentabilidade do maquinário.

É difícil gerar um mundo sem mobilidade e é pouco provável que dentro de poucos anos o negócio de maquinário não possa assentir com a informação a todo momento e lugar de um tablet ou um dispositivo móvel.

E a nuvem?

O Software adquirido em modelo ?as a service? conta com o benefício de não precisar de grandes investimentos em licença no começo, não tem custos de manutenção anual e nem custos de hardware caros. O provedor do software também será o responsável por manter a aplicação atualizada com a última versão e os dados estarão seguros a um custo mensal fixo.

A medida que o mercado olha para 2020, fica claro que as organizações alertas e ágeis que adotam a tecnologia farão a diferença. Os sensores incorporados, a informação em tempo real, a mobilidade e a implementação em nuvem serão os principais fatores que serão utilizados para conseguir maiores vantagens e competitividade. Quanto antes as organizações consigam isto, mais rápido poderão chegar ao próximo nível de satisfação dos clientes, com inovação nos serviços e rentabilidade.

 

* Lisandro Sciutto, diretor de produtos para Infor LATAM

Postado por

Lisandro Sciutto

em 29/06/2015 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.