Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Faça sua gestão pela via certa

Postado por

Eduardo Pugliesi

em 17/05/2014 em Gestão de Projetos

Compartilhar:

Vivemos num país assolado pela ineficiência política e temos que conviver com uma realidade que acaba forçando as empresas a...

Vivemos num país assolado pela ineficiência política e temos que conviver com uma realidade que acaba forçando as empresas a trabalharem de acordo com a seguinte equação: mais criatividade e competitividade somada a custos reduzidos e margens menores. Sem contar o quesito ?metas agressivas?. Diante deste cenário, o executivo e o empreendedor precisam primeiro pensar na gestão e depois na execução.

E é justamente por conta desta dinâmica hostil que precisamos mudar o foco para planejar mais, visando nos tornar mais precisos na execução e assertivos no foco. Isto quer dizer que a via correta de se fazer uma boa gestão é primeiro desenvolver a camada estratégica do plano de negócio da companhia para depois aplicar as tecnologias que apoiarão a proposta de negócio.

Olhando a gestão como um organismo vivo, precisamos desenvolver esse plano de criação de ambientes de gerenciamento em fases curtas, através de um plano sustentável, contendo as diretrizes que suporte as alterações. Através de projetos de curto prazo e sequenciais, que envolvem os diversos níveis da informação, seja ela operacional, analítica, gerencial, estratégica e preditiva, o alvo é prover resultados por meio de investimentos fracionados e tangíveis. Não é uma tarefa fácil mudar a cultura empresarial, mas se tornou uma condição sine qua non para a sobrevivência das organizações no Brasil.

Outro grande fator de alteração de comportamento no processo de gestão é o acesso a uma gigantesca e rica massa de dados vindos de redes sociais, que até pouco tempo não existia com este formato. Análises de marketshare, benchmarket e gestão interna, usando informações da sua empresa ou de concorrentes, abrem uma nova janela para a realização de um projeto eficaz de gestão. A nova onda do Big Data traz uma ótica inovadora sobre exploração da empresa em outros campos, o que torna a visão ainda mais competitiva e estratégica.

  

*Eduardo Pugliesi é diretor de inovação e de BI da Divisão SAP da Sonda IT.

 

Postado por

Eduardo Pugliesi

em 17/05/2014 em Gestão de Projetos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.