Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Três gatilhos de mudanças para a indústria de Manufatura em 2018

Postado por

Antony Bourne

em 27/12/2017 em Artigos

Compartilhar:

Quando você pensa "IOT", seria o seu primeiro pensamento atualmente acessível, de que os sensores disponíveis estão sendo adicionados aos...

Quando você pensa "IOT", seria o seu primeiro pensamento atualmente acessível, de que os sensores disponíveis estão sendo adicionados aos produtos depois de terem sido fabricados? Se assim for, bem, acredito que 2018 mudará essa percepção, pois a IoT está a um passo decisivo na sua evolução. Se pensarmos em IoT como o sistema nervoso de um produto, em 2018 veremos o crescimento desde o ponto de vista da periferia até o cérebro do produto, constantemente enviando, recebendo, crescendo e coletando informações, desde o centro do produto ao longo de sua vida útil, no processo que permitir novos serviços e fluxos de receita. A Manufatura é um dos mercados mais impactados pela IoT atualmente. De acordo com o Global Market Insights, IoT no mercado de fabricação foi avaliada em mais de US$ 20 bilhões em 2016, e crescerá em mais de 20% (estimativa CAGR) de 2017 a 2024. Os atuais investimentos em IoT, que são exclusivos do ambiente de manufatura, estão ocorrendo em três grandes iniciativas:

  • A manufatura inteligente aumentará o rendimento da produção, a qualidade do produto ou das operações e a segurança da força de trabalho, assim como, reduzirá o consumo de recursos
  • Produtos conectados impactarão a performance do produto, incluindo a coleta de informações detalhadas dos produtos no campo, diagnósticos remotos e manutenção remota
  • Cadeias de fornecimento conectadas aumentarão a visibilidade e a coordenação no supply chain, rastreando ativos ou inventários para uma execução mais eficiente no supply chain

Veremos a IoT ser incluída como parte do processo de design em todas essas três iniciativas de IoT. Os fabricantes estão percebendo que, ao aplicar a tecnologia de IoT na engenharia dos produtos e equipamentos já no processo de design, você poderá monitorar não só a performance do equipamento, como prever quando ele precisa ser reparado, como também a maneira e quando ele está sendo usado - o que oferece uma mudança de jogo, que gera vantagens competitivas!

Até o final de 2018, mais de 50% dos fabricantes construirão com a tecnologia IoT em seus produtos desde o primeiro dia - já pensando antecipadamente na fase de design e se perguntando quais serviços e receitas esse produto pode gerar ao longo de sua vida útil?

De fato, de onde serão provenientes nossas receitas nos próximos cinco anos? É uma boa pergunta. E isso nos leva à minha próxima previsão chave ...

2) A servitização acelera a frente: até 2020, a maioria dos fabricantes ganhará mais de metade de sua receita com serviços 

Com a indústria de manufatura tornando-se cada vez mais commoditizada, a necessidade de se diferenciar é fundamental para a sobrevivência e lucratividade. Agora vemos que, um grande número de fabricantes está mudando para um modelo de negócio mais centrado no serviço - a palavra da moda é "servitização".

A servitização é um caminho para um fabricante adicionar capacidades de aprimorar sua oferta geral somada ao próprio produto em si. Um exemplo famoso é a Apple, que fez isso há alguns anos, quando ganhou a maior parte do mercado com o iPod e introduziu o iTunes para aumentar a fidelidade, se diferenciar e gerar mais receita. Você pode pensar que nunca se aplicará ao seu negócio, mas as empresas agora estão colhendo os benefícios da servitização em muitos subssegmentos diferentes. Por exemplo, a Philips fornece para o aeroporto de Schiphol, fora de Amsterdã, a ?iluminação como serviço?, o que significa que a Schiphol paga a luz que usa, enquanto a Philips continua a ser proprietária de todas instalações e seus componentes. A Philips e sua parceira Cofely serão responsáveis ?juntas ?pela performance e durabilidade do sistema e, em última análise, sua reutilização e reciclagem no final da vida útil. Isso resultou em uma redução de 50% no consumo de eletricidade sem ter que comprar uma lâmpada! 

Eu vejo esse desenvolvimento entre os clientes da IFS também. No caso do fabricante global de móveis Nowy Styl Group, a servitização tem sido crucial para o seu crescimento. Em 2007, eles anunciaram "para nós, as cadeiras não são suficientes", iniciando uma transformação, passando de um puro fabricante para uma empresa de consultoria de consultoria de interior de escritórios de classe mundial. Outro exemplo é um cliente que fabrica produtos de limpeza e começou a oferecer serviços de entrega e serviço de dosagem de sistemas. A empresa entendeu que escolher os produtos de limpeza corretos era apenas parte do principal objetivo de seus clientes, ou seja, manter suas instalações higiênicas. Aplicar produtos da maneira mais eficaz, escolhendo os acessórios certos, estabelecendo as rotinas certas - tudo isso também era crucial para manter as instalações limpas.

Ambos os clientes perceberam que, com a tecnologia acelerando o mais rápido possível, não importa quão lindamente foi projetada uma cadeira, ou quão eficaz um produto de limpeza era, os produtos de luxo de hoje se tornam commodities amanhã mais rápido do que nunca, puxando os preços para baixo com eles. Com a servitização, os fabricantes escapam da corrosão da comoditização. Os serviços especializados baseados em anos de experiência fornecem um tipo de valor pelo qual os clientes sempre pagarão, independentemente das tendências da tecnologia.

De acordo com a IFS Digital Change Survey, conduzida pela empresa de pesquisa e publicação Raconteur, 68% das empresas de manufatura afirmam que a servitização ou está "bem estabelecida e já pagando dividendos" ou "está em progresso e recebendo atenção e apoio executivo apropriado". No entanto, quase uma em cada três empresas de fabricação ainda tem que gerar valor com a servitização. Estes estão perdendo nos fluxos de receita e nas novas formas de desenvolver suas ofertas. Para ter sucesso em sua resposta às necessidades dos clientes e às demandas crescentes, os fabricantes precisam olhar para os novos modelos de negócios para reduzir o tempo de entrega ao mercado, tornando o processo uma ideia desde o design até chegar a um item comercial o mais rápido possível.

Novas tecnologias, como a IoT, oferecem uma camada adicional à servitização. Com os sensores que detectam quando seu produto ou equipamento precisa de serviço, esses dados podem desencadear uma ação de serviço automatizada, que perceberá benefícios significativos para tornar seu serviço na empresa mais efetivo. Este tipo de manutenção preditiva automatizada vai se tornar cada vez mais e mais comum, pois é naturalmente um próximo passo depois da implementação de IoT para otimizar os esforços de serviços.

3) Até 2019, a euforia em torno da impressão em 3D acabará e os benefícios reais florescerão 

Minha terceira previsão é que a impressão em 3D, assim como a IoT, entrará em uma fase nova e mais madura. Não importa o quão grande seja o fator "uau" quando a vemos isso pela primeira vez, além da produção de fabricação em pequena escala, como aparelhos auditivos e joias, a impressão 3D até então falhou em conseguir atingir seu potencial completo. Tudo isso pode mudar em 2018.

Estamos vendo alguns desenvolvimentos que apontam nessa direção. A primeira é a melhoria da escalabilidade em soluções de impressão 3D. Uma nova geração de empresas de impressão 3D está se movendo para a manufatura tradicionalmente dominada por fabricantes de moldagem por injeção, com sistemas automáticos novos, mais rápidos e melhor conectados, que reduzem parte do tempo de consumo antes e depois do processamento, o que tem sido um obstáculo em larga escala a ser vencido. Uma empresa, a Stratasys, por exemplo, colaborou em uma nova impressora, a Demonstrator, que combina três impressoras vizinhas em um sistema de empilhamento - cada impressora capaz de se comunicar com suas vizinhas em tempo real. A nova impressora é altamente escalável, o que significa que pode aumentar significativamente a capacidade de produção, imprimindo entre 1.500 a 2.000 componentes por dia. Isso significa que você pode alcançar uma economia de escala para reduzir os custos, o que será um importante catalisador para o sucesso da tecnologia de impressão 3D.

A indústria da aviação é pioneira na tecnologia de impressão 3D hoje, e a indústria de fabricação pode aprender com isso. Um exemplo de sucesso é o novo GE turboprop ATP Engine, que foi 35% impresso em 3D, reduzindo-o de 855 componentes para 12 e contribuindo para que o motor fosse mais leve, mais compacto e capaz de reduzir a queima de combustível em 15% e aumentar em 10% o poder de viajar em comparação com as ofertas de concorrentes.

A capacidade expandida e a redução no pré e pós-processamento que as empresas de média porte, novas e altamente inovadoras, de impressão 3D estão trazendo para o campo significa que, em 2018, veremos essas empresas se juntarem à Aviação & Defesa e também voarem alto com as novas capacidades de impressão em 3D.

Postado por

Antony Bourne

em 27/12/2017 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.