Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Tecnologia depende de gente

Postado por

Hermes Freitas

em 11/11/2016 em Artigos

Compartilhar:

O foco também mudou, juntamente com a organização das tarefas. Há pouco tempo, os detentores de dados e informações eram...

O foco também mudou, juntamente com a organização das tarefas. Há pouco tempo, os detentores de dados e informações eram os gestores. Agora, a questão é: ?O que fazer com toda essa oferta??,?Por quê??, ?Para quê??. Este novo estágio é muito mais interessante e desafiador e exige o trabalho cada vez mais próximo e integrado das equipes.

Não se trata de estar sempre ?correndo? e promovendo ou aceitando novidades, mas de construir processos com inovações focadas em objetivos que, em última instância, visam o bem estar geral da sociedade e dos negócios. Isso exige mais calma do que pressa. Mais equilíbrio do que radicalismo. Mais profundidade associativa do que análises superficiais e fragmentadas.

Pessoas e tecnologias devem gerar relações colaborativas.

Neste sentido, pelo lado da tecnologia, é importante considerarmos a usabilidade ? ou design - como um elemento essencial. Por outro lado, o das pessoas, é preciso reconhecer que há muito mais oportunidades para inteligência e menos necessidade de exaustivas coletas e memorizações, a partir de infinitas ferramentas que temos à nossa disposição.

E com isso precisamos de gestores cada vez melhores ? com princípios éticos, bom senso, energia, visão multidisciplinar, capazes de atuar em equipe e de fazer as perguntas certas. Eles devem combinar qualidades analíticas com intuições qualificadas e encontrar os melhores caminhos.

Tanto na economia privada ? com a ?coopetição?, estratégia que combina características competitivas e cooperativas para os negócios ? como na área pública ? a partirda melhor percepção e atendimento a tantas demandas - a gestão estratégica e tática das informações é um componente fundamental.

No fim, cada um de nós se torna cada vez mais gestor. Precisamos, definitivamente, entender que as tecnologias, a exemplo do BI e Analytics, não trabalham sozinhas e que talentos são indispensáveis para promover inovações com o uso de tais ferramentas.

Tecnologias nos permitem ser mais criativos, informados, integrados aos negócios e ao mercado - e a efetividade delas depende de nós.

* Hermes Freitas é BI-Expert na Inteligência de Negócios

Postado por

Hermes Freitas

em 11/11/2016 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.