Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Inteligência Artificial moldará nosso futuro

Postado por

Rodrigo Parreira

em 23/03/2017 em Artigos

Compartilhar:

Mas há um jogo clássico onde a ?força bruta? e a mera capacidade de processamento não são suficientes para definir...

Mas há um jogo clássico onde a ?força bruta? e a mera capacidade de processamento não são suficientes para definir um ganhador. Se trata do Go. De origem milenar chinesa, as primeiras referências surgem há mais ou menos 2.500 anos, é um jogo no qual peças brancas e pretas (chamadas ?pedras?) são posicionadas em um tabuleiro de 19x19. Ele é estático, ou seja, quando as peças são posicionadas, não mais podem ser movidas. O objetivo é dominar, ao final da partida, o maior espaço (área) no tabuleiro. Quando um conjunto de pedras de uma determinada cor for completamente cercado por peças do oponente, elas são removidas do tabuleiro e aquela área passa a ser controlada por quem efetuou o cerco.

 E o Go sempre foi um dos grandes objetivos perseguidos por aqueles que desenvolvem sistemas de inteligência artificial. Por que? Ao contrário do xadrez e de outros jogos, a quantidade de posições que podem ser geradas em uma partida de Go é tão grande que não é possível imaginar sistemas computacionais analisando todas as variantes cabíveis. Para se ter uma ideia, o número de possíveis posições em uma partida excede as estimativas que definem o número de átomos do universo!

 Resumindo, é um jogo em que o processo de tomada de decisão é baseado, em muitos casos, em conceitos que nós chamamos de ?intuição?, e não, puramente, na análise lógica e na extrapolação de posições. Estimava-se que algoritmos jogadores de Go seriam capazes de vencer profissionais por volta de 2030, apesar dos investimentos em P&D associados ao seu dese: Googlenvolvimento, impulsionados, hoje em dia, principalmente por dois gigantes da tecnologia e Facebook.

 Eis que, em 2016, a equipe do Google anunciou, por meio da publicação de um artigo na revista científica britânica Nature, que seu algoritmo AlphaGo foi capaz de derrotar, em um match, o campeão mundial de Go, o coreano Lee Sedol, também considerado por muitos o maior jogador da história. Trata-se de uma grande ruptura de paradigma, na qual, pela primeira vez, máquinas começam a ser capazes de avaliar situações e decidir utilizando características humanas - e, inclusive, errando em alguns casos!

 A esse novo conceito estão associadas iniciativas como o Watson, algoritmos capazes de entender a linguagem natural humana (incluindo gírias, palavrões, entonações etc.) e que já atingem resultados notáveis. É o despertar da Inteligência Artificial, uma das grandes forças que irão moldar o nosso futuro.

 Esses avanços serão determinantes no médio prazo para o processo que hoje começamos a chamar de ?Quarta Revolução Industrial? e que envolve, sobretudo, a integração de elementos físico-digitais a processos produtivos e operacionais. Por isso, algumas empresas estão deixando de ser puramente fornecedores de tecnologia da informação e comunicação para também oferecer serviços complementares. Quando olhamos a partir da perspectiva de onde nos encontramos, Inteligência Artificial comercialmente disponível ainda parece algo distante. Mas tenho certeza de que em um horizonte de cinco a dez anos, sistemas inteligentes serão gradualmente incorporados às cadeias produtivas, gerando impactos econômicos, sociais e políticos, em âmbito global ainda difíceis de imaginar e avaliar.

 O importante para as empresas é não perder de vista o objetivo de estar ao lado de seus clientes, com um entendimento claro das tendências de evolução tecnológica e a missão de ajudá-los nesses processos de transformação, sempre com uma postura pragmática, isenta e focada no negócio. Um grande desafio para todos nós. O futuro está bem mais perto do que parece.

Postado por

Rodrigo Parreira

em 23/03/2017 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.