Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Alterdata Software

Atualmente desde 1989 no mercado de software, a Alterdata une experiência de profissionais qualificados ao que há de mais moderno em Tecnologia da Informação, desenvolvendo soluções administrativas.

Tel.: (08) 0070 Ver tel. completo

Mais informações

Alterdata Software completa trinta anos prestes a alcançar a marca de 190 milhões de faturamento


Empresa estipulou uma meta, para dobrar a companhia, até julho de 2020

Crise é oportunidade. Na trajetória de 30 anos da empresa, os fundadores da Alterdata Software, Ladmir Carvalho e José Ronaldo da Costa avançaram ano a ano com essa máxima em mente.

Com crescimento de 18% em relação a 2018, mais 50 mil clientes, cem unidades em todo o país e cerca de 1600 funcionários, a Alterdata Software se prepara para crescer ainda mais em um cenário em que várias empresas encolheram.

“O segredo foi sempre procurar aprender e analisar tanto o mercado quanto às possibilidades de atuação”, diz Ladmir.

Além de se manterem antenados e buscar soluções, os sócios apostam na inovação, em novos investimentos, na compra de  empresas, no crescimento no Sul do país e no interior do estado de São Paulo para cumprirem a meta de dobrar a companhia até julho de 2020.

“O caminho agora aponta para a transição da metodologia de controle de qualidade”, diz José Ronaldo. “Estamos trabalhando com novos métodos, como o ágil e o Scrum,  com investimento trazidos no Vale do Silício e alinhados com companhias, como Google e Netflix, tanto no desenvolvimento, como no controle”, explica José Ronaldo, que esteve nos EUA para fazer uma imersão sobre a nova gestão a ser implementada. “Nós acreditamos que começamos a passar agora pela nossa sexta reinvenção”, informa Ladmir.

A empresa investe no desenvolvimento da produção. As lideranças foram mudadas, a forma de captar os indicadores também. Com a maior participação do usuário no desenvolvimento dos produtos, como propõem as metodologias aplicadas, a qualidade já aumentou. “Na escrita fiscal, por exemplo, a taxa de erro do produto caiu mais de 80 por cento”, diz Ladmir.

“Temos um bom problema no crescimento”, enfatiza Ladmir: “a transição dos nossos softwares para a plataforma na nuvem também vem acelerar o processo. É realmente um bom problema”. O CEO explica que  a mudança para o ambiente de nuvem vai trazer ganhos não só para o cliente, como para a própria Alterdata. “Se o backoffice não acompanhar o crescimento da companhia, ela não se estabiliza. Se amanhã tivermos 100 mil clientes, tudo precisa estar alinhado, os detalhes dominados para a gente atingir escala sem perder o controle”, reforça.

A fase é de continuar a implementar a inteligência artificial em todas as etapas do funcionamento dos softwares. Atualmente, ela já atende os clientes, mas a IA será implementada dentro das aplicações. “Hoje os clientes que compram o nosso Karoo já podem fazer o atendimento dentro da inteligência artificial", explica.

A Alterdata também investiu recentemente em um novo centro de desenvolvimento em Nova Friburgo (RJ), onde boa parte da plataforma de nuvem está sendo construída. A migração dos produtos de contabilidade para a nuvem, como o CountEasy, vai colocar a Alterdata em outro patamar.

“A substituição  do pacote na nuvem vai conectar o contador ao cliente de forma transparente. Hoje, o programa importa e exporta arquivos”, completa. 

A Alterdata também planeja crescer em sua estrutura física. Para isso, a matriz recebeu um investimento em torno de R$ 6 milhões para aumentar a área. Um prédio extra, com cerca de 2 mil m² vai aumentar a capacidade da sede.

Metas de investimento

 

“A gente acredita muito no crescimento. Há três anos,  comentei, na frente de mil funcionários, que iríamos triplicar o tamanho da empresa e ela já dobrou. Nós continuamos acreditando que ela vai dobrar nos próximos anos.” Ladmir explica que, seguindo a tendência das empresas internacionais, a Alterdata vai continuar expandindo.  “De 2015 para cá, as empresas nacionais de software perderam faturamento, mas isso não aconteceu aqui. Tivemos apenas uma variação de rentabilidade”.

O CEO acredita que o próximo ciclo será o do conteúdo. A Alterdata vai gerar muita informação para os clientes. Com a forma que o mercado vem se desenhando,  acreditamos que a nossa universidade corporativa, a UCA, vai ser importante nessa etapa. Ano passado, treinamos 52 mil pessoas pela universidade, entre colaboradores e clientes.

“A partir do ano que vem, se a economia se estabilizar, também vamos começar a fazer novas aquisições e comprar alguns negócios". A internacionalização da empresa, no entanto, não está nos planos dos fundadores: “ainda temos muito espaço para crescer dentro do Brasil. Podemos triplicar nossa atuação”. 

Dentre as estratégias de planejamento estão:  agregar valor de fintech aos softwares; oferecer crédito; capital de giro e estudos conectados a bancos para ajudar os clientes a terem mais recursos. “Em quatro meses, lançamos o projeto piloto”, diz Ladmir, que também acredita que o produto voltado para a gestão de restaurantes vai continuar tendo  excelente performance. "O projeto Spice deve virar uma vertical isolada. É um negócio que tem impressionado muito”, destaca. 

A perspectiva para o país é melhorar em 2020.  “A realização da Reforma da Previdência é o primeiro muro a ser derrubado. Depois, será preciso virem as outras reformas, como a tributária, para que o Brasil cresça e ganhe credibilidade. Quanto `a Alterdata, chega aos 30 anos como uma organização madura, estruturada, com metas e indicadores prontos para os próximos ciclos. Crescer em outras verticais, alcançar a liderança e lançar softwares em novos segmentos, como os da área de Educação e Estética, é o que vislumbramos para os próximos anos”, aposta o CEO.

 

Sobre a Alterdata Software

 

Fundada em 1989 por Ladmir Carvalho e José Ronaldo da Costa, a Alterdata Software é desenvolvedora de soluções para gestão industrial, empresarial, moda e varejo, contábil e imobiliário, sendo a sexta maior empresa brasileira de software.?A expectativa é de faturar R$190 milhões em 2019, um crescimento de cerca de 17% em relação ao ano anterior. Com atuação nacional, a empresa é a maior de TI do estado do Rio de Janeiro, possui 96 unidades de negócios, cerca de 1.600 colaboradores, 400 mil sistemas implantados, 1 milhão usuários e 50 mil clientes em todo o país. Figurou no ranking de ‘Melhores Empresas para Trabalhar’, pesquisa realizada pelo Great Place To Work nos anos de 2012, 2015 e 2017. Também foi eleita oito vezes, pela revista Exame PME e consultoria Deloitte, uma das pequenas e médias empresas que mais crescem no país e figura no ranking da Revista Info Exame entre as seis maiores empresas de software 100% brasileira, além de ter sido destaque do ano de 2017 pela revista Informática Hoje é escolhida como uma das melhores empresas para trabalhar no setor de TI, também pelo GPTW. Sua sede sustentável está localizada em Teresópolis, no Estado do Rio de Janeiro.?www.alterdata.com.br

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.