Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

BLUESOFT

Somos uma empresa que respira varejo. Fundada em 2000, possuímos experiência de mais de 450 estabelecimentos utilizando nossos produtos por todo o Brasil. Fornecemos um sistema completo ideal para empresas de médio e grande porte, no modelo SaaS (software como serviço).

Tel.: (11) 5543 Ver tel. completo

Mais informações

A importância de análise de dados para ter um e-commerce de sucesso

Vivemos em um mundo em que os dados, segundo a revista The Economist, se tornaram o recurso mais valioso. E, em um e-commerce, ter a análise de dados como algo importante na sua estratégia, te ajuda a alcançar o sucesso de sua loja online. 

Afinal, nem todas as famílias possuem um Computador, mas quase todas têm em casa, um smartphone, uma vez que temos pouco mais de 1 aparelho por habitante no Brasil.

E, nessa nova década, os dados estão fazendo cada vez mais parte da rotina do supermercadista. Seja ele pequeno, médio ou grande, todos podem utilizar os dados para gerar mais valor para o consumidor. 

Eles são muito estratégicos para gerar vantagem competitiva. Por isso, todo o varejo deverá ter uma estratégia de dados que permita que se entenda cada vez melhor o consumidor, suas preferências e hábitos. Isso é essencial para que aconteça a transformação digital.  

Praticamente todas as maiores companhias de varejo do mundo citam como parte crucial de suas estratégias para o próximos anos melhorar a coleta e a análise de dados para oferecer melhores serviços, aumentar a colaboração com a indústria e parceiros, e conhecer melhor seus consumidores para oferecer a eles aquilo que realmente vai encantá-los.

Um bom exemplo de uso dos dados, é na hora de planejar promoções. É necessário entender qual é o seu público, sua margem de lucro, qual será o estoque despendido, entre muitas outras informações que eles nos proporcionam. 

Além disso, é a partir do conhecimento do seu consumidor e dos seus hábitos de compra que é possível criar uma estratégia de negócio mais sólida, afinal, ela é baseada em dados, não no achismo ou feeling do supermercadista. 

Ao coletar os dados que o seu e-commerce gera, você possui insights de como melhorar a sua loja online, visando agradar cada vez mais seu consumidor, recomendando itens os itens certos para ele, e assim aumentando sua satisfação ao passo que também aumenta as vendas e o ticket médio. Para conseguir executar isso de maneira eficiente, é fundamental que você conte com uma plataforma de B.I. para ser o "braço direito" da sua coleta e análise dos dados.

No e-commerce, a análise de dados é o que norteia a sua estratégia de marketing. Isso possibilita que você saiba, por exemplo, quais são os produtos mais pedidos, conheça o caminho do seu consumidor em sua loja virtual até a compra e consiga melhorar a sua experiência em sua loja. 

E, com o aumento das compras em e-commerces em 2020 (82,1% em relação ao primeiro semestre de 2019), é necessário ser mais atrativo e oferecer ao seu cliente, o que ele busca.

Por isso, o uso de uma ferramenta de B.I., te oferece os insights necessários para elevar o seu e-commerce de patamar e ganhar cada vez mais competitividade frente o seu concorrente. 

Para te ajudar a entender como uma ferramenta de B.I. te ajuda com esse desafio, trouxe 4 benefícios dela para o seu e-commerce. São eles:

Análise do comportamento do consumidor

Como mencionei acima, com uma plataforma de B.I. integrada ao seu e-commerce, você consegue analisar o comportamento do seu consumidor, desde a sua entrada, até a sua compra ou saída do seu site. 

Dessa forma, você consegue sempre analisar quais são os motivos de saída do consumidor do seu site, o que impacta em sua jornada de compra, sempre melhorando a experiência do cliente em seu e-commerce.

Além disso, contar com dados de tudo o que acontece em seu ambiente online, é a melhor forma de otimizar seus investimentos e entender tudo sobre o seu público. Afinal, ter uma ferramenta de B.I. te fornece informações como, por exemplo: as preferências de compra; horários com maior acessos no site; ticket médio; entre outras informações.

A Amazon e o Alibaba, por exemplo, com base no volume de buscas de produtos antes mesmos de alguém comprar, já determina quantas unidades enviar para cada região, fazendo com que dessa forma o prazo de entrega seja o menor possível.

Por exemplo, se há 100 pessoas, passando muito tempo analisando detalhes de um determinado televisor de 50' no e-commerce, e a taxa de conversão de pessoas que possuem esse comportamento naquela região é de 5%, é seguro enviar 5 televisores para o CD mais próximo daquela região, porque há uma grande chance de acontecerem 5 vendas nas próximas horas! 

Sim, é possível tomar uma decisão logística de movimentar o estoque antes mesmo de a venda acontecer.

Antecipação de Movimentos Futuros

Esse é um ponto importantíssimo para se destacar, uma vez que essa é uma das melhores maneiras de fidelizar o seu cliente. 

Como a ferramenta de B.I. permite que você tenha todos os dados do seu consumidor, é possível conseguir antecipar-se às suas demandas. Dessa forma, geramos cada vez mais valor para ele. 

Um exemplo de varejista que pode utilizar dos dados para antecipar a compra do cliente e fidelizá-lo, é o dos grandes pet-shops. Atualmente, muitos deles trabalham com uma assinatura (sem valor adicional para o consumidor) para o cliente receber um determinado produto, na frequência escolhida. 

E, com os dados, o varejista pode, por exemplo, analisando o comportamento de compra do consumidor, propor que ele faça a assinatura, já com a frequência de compra. 

Dessa forma, esses varejistas conseguiriam antecipar as compras dos clientes, fidelizá-los e também, gerar maior valor para eles, que não irão mais esquecer de comprar um determinado produto e o terão em casa sempre próximo do seu fim.

Isso nos ajuda a suprir suas necessidades, aumentar as vendas e oferecer uma melhor experiência de compra.

Decisões de Compras Ancoradas em Dados

Antigamente, as decisões de compra dos supermercados não eram ancoradas pela quantidade de dados que o B.I. nos dava. Era muito mais pelo feeling do responsável, por exemplo, o que é uma estratégia nada assertiva. 

Com a ferramenta de Business Intelligence, é possível prever quando determinados produtos irão acabar, realizando a compra de forma antecipada. Isso evita que você não tenha determinado produto disponível, o que pode incentivar o seu consumidor a buscar um concorrente que o tenha, realizando uma única compra.

Possibilidade de criar uma estratégia Omnichannel

E, para fechar os benefícios com chave de ouro, vem a possibilidade de criar uma estratégia omnichannel com o uso do B.I. em seu e-commerce. Afinal, se você, por exemplo, possui um supermercado e quer integrar as suas vendas online e offline, oferecendo mais comodidade para o seu consumidor, com uma plataforma de B.I., isso é possível.

O Omnichannel faz com que o cliente seja o centro das atenções em todas as etapas de venda. Abrangendo desde a concepção do produto ou serviço até o pós-venda.

Sua influência é crucial para facilitar o bom atendimento ao cliente. Porém, vale ficar destacar que seus atendentes precisam estar mais preparados do que nunca para não falhar nesse quesito.

Afinal, um dos objetivos do Omnichannel é fazer com que o cliente tenha uma visão positiva e homogênea da empresa. Por isso, tão importante quanto ser omnichannel, é ter um atendimento multicanal de qualidade.

E não podemos deixar de fora empoderar os colaboradores inclusive o pessoal de chão de loja com tecnologia. Quanto mais informados eles estiverem, mais aptos estarão para tirar qualquer dúvida dos clientes e ajudá-los no que for necessário, como exemplo, informando quando um produto que está em falta estará disponível novamente, se há estoque em outra loja, ou até mesmo, já fazer o pedido para que o cliente pague e receba em sua casa aquele item que estava em falta.

 

Legal saber como a análise de dados pode aumentar a efetividade do seu e-commerce, não é mesmo? Afinal, contar com esse tipo de tecnologia, aliando a melhor experiência de compra para o seu cliente, são a chave para um e-commerce ter sucesso!

 

*André Faria É CEO na Bluesoft, mentor da Liga Ventures, investidor na Wow Aceleradora.

 

 

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.