Entrar »

laerciocosentino totvs portalerp 39487Desenvolvida pelo TOTVS Labs, tecnologia já nasce com diversas aplicações práticas e complementa o portfólio de soluções para transformação digital da companhia.

A ferramenta possui capacidade infinita de aprendizado, onde além dos dados já captados dos clientes, ela ainda pode ser alimentada com informações econômicas, clima, estudos de mercado e redes sociais.

Como marco de uma nova era em inovação para a TOTVS, a companhia lança hoje, em evento em sua nova sede, a Carol - plataforma de dados de qualidade e inteligência artificial, com o objetivo de aprimorar a propriedade dos dados nas organizações, aprender e ampliar a capacidade de análise e a velocidade de tomada de decisões diante de um volume crescente de informações. A plataforma atuará como uma assistente virtual, respondendo perguntas e oferecendo insights de negócios. 

Comparada ao cérebro humano, Carol possui capacidade infinita de aprendizado, onde além dos dados já captados dos clientes, ela ainda pode ser alimentada com informações econômicas, clima, estudos de mercado, redes sociais, entre outros. Além disso, ela também é acelerada a partir das APIs abertas da ferramenta, permitindo que qualquer pessoa ou empresa ensine novas habilidades e crie modelos em cima da solução. De maneira prática, a medida que a plataforma vai absorvendo novos dados, mais ela aprende, acumula conhecimento e oferece informações valiosas sobre o setor em questão.  

O contexto da plataforma está nas soluções segmentadas, que de acordo com Laércio Cosentino (foto), CEO da TOTVS, ajuda as empresas de diferentes portes e segmentos a lidarem mais facilmente com as principais dores do setor. “Não acreditamos em soluções genéricas. Por isso, temos cientistas de dados atuando juntamente a cada um dos segmentos da TOTVS com objetivo de desenvolver soluções verticalizadas powered by Carol e, assim, resolver os problemas de cada setor e Incentivar a evolução dos processos dos nossos clientes”, reforça.

O CEO da companhia garante ainda que a propriedade dos dados é exclusiva do cliente. Contudo, o aprendizado macro do segmento, beneficia demais empresas usuárias das soluções TOTVS, abreviando a evolução e os benefícios do uso da inteligência artificial.

As soluções e aplicações já utilizadas pelo mercado também embarcarão na nova tecnologia, conforme conta Vicente Goetten, diretor executivo do TOTVS Labs: “Aos poucos todas as nossas soluções TOTVS incluirão ciência de dados e inteligência artificial. No entanto, continuamos precisando de pessoas para garantir que os modelos sejam frequentemente melhorados e que a máquina aprenda constantemente. Portanto, o futuro é a combinação entre soluções e plataformas simples e modernizadas em conjunto com inteligência artificial e pessoas. Só assim será possível obter os melhores resultados”, afirma.

De acordo com Goetten, a inteligência artificial impactará fortemente o futuro do mercado de ERP: “softwares e aplicações ficarão ainda mais inteligentes com o passar do tempo, em todos os segmentos e verticais, inclusive small business, onde a máquina tomará decisões para você, ou será decisiva em resoluções como mostrado hoje, com recomendação de precificação, mercado, possíveis novos clientes, melhorias em produtos, enfim, acreditamos num futuro homem-máquina”, comenta.

Após dois anos de desenvolvimento, pesquisas e testes, a Carol continuará sendo enriquecida para ser disponibilizada em definitivo ao mercado, até o final do ano, com mais habilidades e para diversos segmentos. “Na jornada da transformação digital, a TOTVS tem ajudado seus clientes a migrarem para o mundo SaaS e Cloud, a adotarem soluções com IoT por meio da Bematech e a digitalizarem processos e melhorarem a colaboração com o fluig. Agora com a Carol, novas soluções poderão ser criadas para todos os nossos segmentos, as atuais ficarão mais inteligentes e ajudaremos as empresas a tomarem decisões de forma correta, com velocidade e eficiência, e atenderem melhor aos seus consumidores”, conclui Goetten. 

A equipe responsável pelo desenvolvimento da Carol é formada por cientistas de dados e engenheiros de inteligência artificial com passagens em grandes empresas de outros setores, como aviação e educação. O time, composto por especialistas, alguns inclusive com PhD, foi coordenado pelo TOTVS Labs, laboratório de inovação da companhia no Vale do Silício, EUA.

Experiências de uso com Carol

A Bematech, empresa do Grupo TOTVS, foi uma das primeiras a ter aplicações desenvolvidas com a plataforma de IA. A companhia comenta que, partindo do Bemacash, solução para ponto de venda voltada aos micro e pequenos varejos, a Carol passou a receber dados das vendas realizadas pelos clientes através de componentes de IoT com extrema velocidade, performance, segurança e privacidade. Com milhões de recibos sendo processados por dia, a primeira ação tomada pela plataforma é o saneamento e a qualificação desses dados. Como exemplo, somente o produto Coca-Cola foi registrado de 986 formas diferentes pelos estabelecimentos analisados. Utilizando técnicas de Deep Learning, Algoritmos Genéticos e Redes Neurais, a tecnologia consegue entender que todos são refrigerantes produzidos pela mesma empresa com diferentes sabores e tamanhos. 

A companhia afirma que este aprimoramento constante permitiu a criação de outra aplicação da IA ao Bemacash: o auxílio a processos extremamente complexos, especialmente para pequenos empresários, como a precificação de produtos e serviços. Definir por quanto vender determinada mercadoria depende de diversas análises, como o mercado-alvo, concorrência, custos, sazonalidade, entre outros fatores. Com a Carol, ao criar um novo produto no Bemacash, o cliente vai receber uma notificação dentro do próprio software com sugestão de preço, de forma instantânea.

Interessa bater a meta de vendas e negócios? Clique aqui!

Outro setor que se destacou foi o de Educação, onde com base nos dados da instituição através dos conectores da plataforma, informações de professores, alunos, notas e histórico escolar foram levantados sem precisar de nenhuma integração. Então, o time de cientistas de dados modelou os algoritmos de identificação de evasão escolar para que a ferramenta pudesse evoluí-los utilizando fontes externas, como redes sociais, outros sistemas – da TOTVS ou não –, na nuvem ou on premisse, para citar alguns exemplos.

De acordo com a TOTVS, através da plataforma foi possível mapear e apresentar altos índices de evasão, chegando a superar 50% em alguns cursos do Ensino Superior, estatísticas que segundo a empresa, reflete não só em perdas financeiras para a instituição, mas em problemas sociais para o País ao afastar a população do acesso à educação, um processo-chave para uma sociedade melhor. Com objetivo de evitar este cenário, o Carol Retenção de Alunos foi criado juntamente com uma grande universidade privada de São Paulo. 

Fonte: Redação

Faça como mais de 54 mil profissionais e assine a nossa newsletter!



Pessoas nesta conversa

  • Visitante - Coll

    Utilizar a colocação, "capacidade infinita", é uma suposição desesperadora de busca novos clientes (quase cobais)! A colocação capacidade infinita SÓ pode ser utilizada por aqueles que detiverem o armazenamenyo em LUZ, que não É o caso aqui!

Deixar seu comentário

Postar comentário

0

Cadastre seu e-mail * e receba nossa newsletter

iX Tecnologia e Educação Ltda. Todos os direitos reservados. Powered by por Oibê.