SENIOR

A solução Gestão Empresarial | ERP da Senior é referência nacional no mercado de softwares. Testada e aprovada por nossos clientes, ela foi projetada para reduzir custos, acel...

Tel: 0800.648.3300

Senior apoia Artecola Química no fomento à inovação

ArtCola Quimica Portal ERP dec95Referência em insumos químicos e suprimentos industriais, a Artecola Química tem na inovação o principal diferencial em todas as suas frentes. Para sistematizá-la, o processo se inicia na alta direção, envolvendo a presidência executiva e o Conselho de Administração, e se apoia na tecnologia para prosperar. 

“A decisão de investir em P&D, na nossa avaliação, é estratégica, mas acreditamos ser fundamental para garantir o futuro do negócio e a sua perpetuação”, conta a diretora executiva da empresa, Lisiane Kunst Bohnen. 

Estes investimentos se refletem no desenvolvimento de novos produtos, com características especiais e, muitas vezes, inéditas, proporcionando importante ganho de mercado. Entre 2011 e 2013, por exemplo, a receita proveniente de novos produtos ficou sempre acima de 30% do total, o que reforça a importância da inovação e do P&D para a empresa.

Tecnologia apoiando a inovação

Para se dedicar à inovação, a Artecola Química se apoia na tecnologia. Exemplo disso são as soluções Gestão de Pessoas e Gestão de Acesso e Segurança da Senior, referência nacional no desenvolvimento de sistemas para gestão. Através de ferramentas que otimizam processos desde relações trabalhistas, passando pelo desenvolvimento organizacional e qualidade de vida até o controle das portarias da empresa, a Senior descentraliza o RH, deixando as informações acessíveis aos colaboradores em tempo real. Além disso, oferece alta tecnologia em sistemas aliada a equipamentos de última geração, integrando rotinas de acesso e segurança e proporcionando tranquilidade às atividades diárias.

Flexível, a solução pode ser usada em organizações de todos os portes e segmentos. Fabricante de silicones, solventes, termofilmes, colas, adesivos com a tecnologia hot melt e soluções em acabamento, a Artecola Química atende os mercados moveleiro, calçadista, automotivo, da construção civil, têxtil e de papel e embalagens. 

Com matriz em Campo Bom/RS, a companhia tem filiais em toda a América Latina. “A inovação envolve todas as instâncias da companhia e não se pode negar que as diferenças culturais existem. Porém, ao invés de minimizá-las a partir de um padrão majoritário, procuramos respeitar e valorizar estas diferenças, compartilhando conhecimento entre as unidades”, explica Lisiane. “Há metodologias que tentamos implantar, mas sempre observamos a inovação já desenvolvida em cada planta e o perfil de cada país”, diz. 

O Fórum de Tecnologia, que reúne anualmente as equipes de P&D de todos os países onde estamos presentes, é um importante espaço de troca de experiências e de sugestões para aprimoramento de processos. Neste Fórum, são apresentadas práticas de sucesso que podem ser compartilhadas em todos os locais. “Como metodologia, temos desenvolvido atividades com os Times de Trabalho, utilizados para atuação em pontos de atenção dos processos da organização (sejam oportunidades ou resolução de problemas complexos). A integração dos países da América Latina também foi alvo de um projeto que gerou 11 ações implementadas ao longo de 2014. Esse é um aprendizado constante, que conta com a área de Desenvolvimento Organizacional para criar ambientes propícios para que as pessoas desenvolvam o pensamento de forma inovadora e criativa”, enaltece a diretora. 

Inovação enquanto filosofia e estratégia de diferenciação

Comitês específicos, com reuniões a cada 45 dias, respondem pelo desdobramento estratégico da inovação e as informações são disseminadas pelos gestores em conjunto com as suas equipes. No âmbito interno, além das Gerências de Tecnologias e dos setores específicos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), a empresa realiza o Fórum de Tecnologia, encontro anual das equipes de P&D de todos os países. Outra iniciativa é a Gestão da inovação, programa que envolve todos os colaboradores para o desenvolvimento de novas ideias. 

Considerando os últimos cinco anos, mais de 2.500 ideias foram registradas, gerando ganhos com redução de desperdícios, aumento de produtividade ou receita com novos produtos. O incentivo para que colaboradores, parceiros, clientes e fornecedores proponham ideias e participem da realização de projetos inovadores é permanente. “Além dos programas internos, criamos canais de comunicação para estimular a inovação aberta em todas as instâncias, como o blog In3 e a fanpage. Há, ainda, a relação permanente com clientes e fornecedores e também instituições de pesquisa que buscam a constante inovação”, detalha Lisiane.





VEJA MAIS:



Comentários

  • Nenhum comentário encontrado

Deixar seu comentário

Postar comentário

0
Seus componente estão sujeitos a moderação do administrador.

Cadastre seu e-mail * e receba nossa newsletter

iX Tecnologia e Educação Ltda. Todos os direitos reservados. Powered by por Oibê.