Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

SANKHYA GESTÃO DE NEGÓCIOS

A Sankhya está há 30 anos no mercado e é uma das maiores empresas do Brasil de soluções corporativas de gestão. O ERP Sankhya é o primeiro baseado no conceito EIP, totalmente web e customizável, atendendo com excelência as necessidades dos segmentos: atacado, distribuidor, indústria, serviços, varejo e agronegócios.

Tel.: (34) 3239 Ver tel. completo

Tel.: (08) 0094 Ver tel. completo

Mais informações

Empresas devem buscar tecnologias preparadas para atender ao eSocial


Seu início foi marcado pelos projetos de Escrituração Contábil Digital, Escrituração Fiscal Digital, Nota Fiscal Eletrônica e EFD-Contribuições (antigo PIS-COFINS),...

Seu início foi marcado pelos projetos de Escrituração Contábil Digital, Escrituração Fiscal Digital, Nota Fiscal Eletrônica e EFD-Contribuições (antigo PIS-COFINS), e, recentemente, em 17 de Julho de 2013, a Receita Federal anunciou uma novidade, o e-Social, que tem por objetivo a informatização centralizada de todos os dados das áreas Trabalhista e Previdenciária pelo empregador, em relação aos seus empregados.

Desde o início do projeto, o e-Social gerou muita ansiedade e chamou a atenção por sua complexidade cultural e organizacional, que é a maior de todos os projetos do SPED, prometendo grande impacto no ambiente corporativo e na sociedade.

Em geral, o e-Social transporta para o ambiente digital diversas obrigações que já são cumpridas pelas empresas atualmente, como os créditos pagos aos funcionários, as informações previdenciárias, os dados relacionados às retenções de IR, etc. Mas existem novas informações cadastrais sobre os colaboradores que passarão a ser obrigatórias, como, por exemplo, a comunicação dos eventos (ocorrências) de Atestados de Saúde Ocupacional, início e término dos períodos de Estabilidade Provisória, Atividades Desempenhadas pelo Trabalhador, Aviso Prévio, e várias outras.

Em função dos prazos para enviar estes eventos para a Receita Federal se torna difícil, senão impossível, o hábito de ?dar um jeitinho? nas coisas, exigindo mais planejamento e profissionalismo por parte das organizações. O e-Social marca então uma nova era das relações de trabalho e subestimar seu impacto social é uma demonstração de amadorismo.

Antes da publicação do e-Social, muito se falava sobre a necessidade de as empresas se prepararem para a novidade, mas como a Receita Federal do Brasil ainda não havia comunicado seu conteúdo, havia dúvidas de como fazer essa preparação. Com a publicação do layout em Julho de 2013 - decretando o mês de Janeiro de 2014 como prazo final para que as empresas se adequassem, que depois foi postergado para Abril de 2014, deu-se início a uma grande busca do mercado por tecnologias que viabilizassem essa adoção. 

Diante deste panorama, as empresas de software têm um grande desafio para adequar suas soluções de modo a atender às demandas do e-Social. A Sankhya possui uma equipe completa dedicada ao projeto. A companhia está em fase avançada no desenvolvimento dos processos de rotina que permitirão gerar os arquivos e-Social. ?Conforme avançamos no estudo das demandas, pudemos avaliar quão grande são os desafios das organizações, principalmente as de pequeno e médio porte, que muitas vezes não possuem uma equipe interna de RH e que necessitam enviar suas ocorrências de pessoal (Admissões, Aviso Prévio, Férias, etc.) para seus escritórios de contabilidade.?, afirma Ricardo Knychala Segger, especialista em Recursos Humanos e Gerente de Produtos de RH da Sankhya.

Segundo ele, ?a tendência é de que no médio e longo prazo, haverá um panorama mais padronizado e desburocratizado para todos os processos da área trabalhista e previdenciária, o que será melhor para toda a sociedade, mas nos parece que muitas empresas ainda não compreenderam a exata dimensão das mudanças que estão por vir e que afetarão profundamente a área de Recursos Humanos?.

 

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.