Limiar Credito Luciano Oliveira Senior 52ecbGrupo Limiar automatiza processos com o uso de ERP da Senior e já projeta produção 12 vezes maior em cinco anos.

Empresa também adquiriu as ferramentas: Gestão de Pessoas, HCM e Gestão de Acesso e Segurança da Senior.

Localizada em Salvador (BA), a fabricante de pães Limiar encontrou na solução de Gestão Empresarial | ERP da Senior o que buscava para acompanhar seu crescimento sustentado. 

“A empresa estava em fase de crescimento e precisava de integração entre todas as áreas, incluindo a produção, com suporte preciso às importantes obrigações que viriam (SPED Fiscal e Bloco K)”, contam João e Maíra Ramos, diretores do Grupo Limiar.

Familiar, a empresa foi fundada em 1984 pelos engenheiros João da Silva Ramos e Nivaldo Oliveira Lariú – o início das atividades foi com uma padaria, na garagem de uma casa, situada na Pituba, em Salvador (BA). Hoje, João toca a empresa ao lado do seu irmão Antônio e da filha Maíra.

Com um alto volume mensal de NFs emitidas (em torno de 3.000), o Grupo Limiar já apresenta resultados sólidos com a implantação do ERP da Senior  iniciada no segundo semestre de 2015 pelo Canal de Distribuição eFlow. 

“Contratamos um plano de projeto que consistiu no mapeamento dos processos atuais e no que seria automatizado. Esse plano nos ajudou a gerenciar as mudanças durante a implantação, que durou exatos cinco meses”, diz João Ramos. 

De acordo com o executivo, 70% do projeto já está concluído. “Tivemos a duplicação em uma das linhas de produção e, por isso, postergamos a implantação das ferramentas de produção. Em 2018 mudaremos o regime de tributação e a Contabilidade será interna”, diz. 

Além da solução Gestão Empresarial | ERP, o Grupo Limiar também adquiriu as soluções Gestão de Pessoas | HCM e Gestão de Acesso e Segurança da Senior. João Ramos já adianta que os próximos passos incluem a implantação das soluções de logística, CRM e Busines Intelligence da companhia.

“Nosso departamento financeiro contava com seis pessoas e era totalmente manual. Hoje, apenas quatro colaboradores dão conta de todas as entregas e as demais pessoas foram realocadas para outras áreas”, afirma Ramos. “Melhorou 100%, até a cultura dos clientes mudou”, diz o diretor.

No RH, por exemplo, a solução da Senior eliminou completamente a perda da companhia por conta de cálculos incorretos.

Com rotinas automatizadas, a Limiar ganhou velocidade na operação. 

“Antes, a baixa de boletos, por exemplo, demorava mais de um dia para ser concluída. Hoje, nossa rotina é muito mais eficaz e esse procedimento é realizado em apenas alguns minutos”, conta.

Atualmente, com cerca de 50 itens diferentes dentro da sua linha de pães fatiados, a fábrica da Limiar atende toda a região metropolitana e cidades do interior da Bahia como Vitória da Conquista, Ilhéus, Eunápolis, Juazeiro, Itabuna, Alagoinhas, Feira de Santana, Valença, Santo Antônio de Jesus, Muritiba, Cruz das Almas, Catu, Simões Filho e Camaçari, além dos estados de Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

“O Palm dos vendedores, o PDV da loja e o site da empresa estão integrados ao ERP para a solicitação de pedidos. Também há integração com o software que faz a gestão da cadeia de suprimentos com a importação e exportação automática das informações entre os ERPs das grandes redes de supermercado”, diz o diretor João Ramos.

Na Limiar, as soluções da Senior foram responsáveis ainda pela automatização das rotinas de compras de matéria prima (cotação e ordem de compra), logística e patrimônio.

“A logística foi o processo mais demorado e, para resolver grandes gargalos, muitas rotinas simples foram automatizadas”, explica o executivo, exemplificando o caso de pedidos semanais de pequenos clientes, que chegavam em cima da hora por esquecimento. “Isso dificultava a separação da mercadoria e consequentemente a rota de entrega era refeita de última hora”, lembra o diretor.

Em relação ao patrimônio, a companhia possui um sistema de comodato de fornos para atender a linha de pães congelados. Antes com controle manual, hoje a operação permite controlar não só os equipamentos, como dimensionar este tipo de venda, alinhando quais clientes são mais rentáveis ou não.

Outro exemplo trazido por João Ramos de ganhos com as soluções da Senior é a gestão de vasilhames, chamada de ‘caixa verde’. “Havia uma perda muito grande de vasilhames e esse custo inviabilizava muitas vendas. Hoje criamos uma gestão de vasilhames que bonifica para o motorista e o vendedor quando há a entrega e o retorno da caixa. Só para se ter ideia, um vasilhame não devolvido representa o lucro de 3 dias de venda”, conta.

Interessa bater a meta de vendas e negócios em 2017? Clique aqui!

A gestão do Grupo Limiar alcançou um novo patamar com as soluções da Senior.

“Queremos atingir uma produção 12 vezes maior em cinco anos. Para isso, foi preciso planejar a gradual ampliação da nossa estrutura e melhorar os processos das áreas de custos, produção e distribuição. O know-how da eFlow na consultoria de processos nos deu segurança para confiar nas soluções da Senior, uma empresa referência nacional em tecnologia para gestão. Foi um casamento perfeito”, concluem João e Maíra Ramos.

Fonte: Redação

Faça como mais de 48 mil profissionais e assine a nossa newsletter!



Cadastre seu e-mail * e receba nossa newsletter

iX Tecnologia e Educação Ltda. Todos os direitos reservados. Powered by por Oibê.