Fórum ERP

Bem-vindo ao fórum do Portal ERP, um canal para troca de informações entre fabricantes, desenvolvedores e consumidores. IMPORTANTE: Necessário cadastro para participar das discussões Escolha a categoria de seu interesse e participe!

Conhecer o mercado de software de Gestão Empresarial (ERP)

Postado em : Mercado
Segunda, Maio 26 2014, 12:43 AM
0
Estou elaborando um projeto de um ERP (Enterprise Resource Planning), ou seja, um programa que integra todos os dados do processo de um orgalização em um único sistema (Financeiro, RH, Vendas...).
Gostaria de saber se alguém sabe me informar o que está faltando no mercado deste tipo de segmento? E se realmente vale apena investir neste ramo?
Respostas (5)
  • Aceitar Resposta

    Quarta, Maio 28 2014, 11:18 AM - #permalink
    0
    Ricardo, bom dia,

    O mercado de ERP sem dúvidas é tentador e parabéns pela sua iniciativa.
    Abaixo algumas infos que te ajudarão a nesta elucidação sobre o que seguir.

    Primeiro : Existem atualmente no Brasil aprx 600 fabricantes de ERP então prepare-se para uma concorrência dura.
    As grandes empresas de ERP estão buscando a segmentação, sendo assim , um estratégia interessante é um sistemas de nicho, para atender uma particularidade do mercado. Qual nicho? uma boa pergunta mesmo, a maioria dos empreendedores que desenvolvem um ERP de nicho, vem destes setores e por conta disso encontram estas oportunidades, avalie dentro da sua experiência qual setor seria este.

    Segundo : O modelo de receita está mudando de aquisição de licenças para assinaturas (modelo Saas) , este modelo é interessante pois gera uma receita recorrente, porém até ser vultuosa depende de muitas vendas iniciais e constantes.

    Terceiro : Avalie a possibilidade de representar um ERP com direito a exclusividade regional, este caminho pode acelerar seu processo.

    espero ter ajudado,
    abs
    A resposta está atualmente minimizada Show
  • Aceitar Resposta

    Sexta, Setembro 19 2014, 09:30 AM - #permalink
    0
    Olá Ricardo, tudo bem ?

    Estou no ramos de softwares para gestão empresarial (erp) há mais de 20 anos.
    Este segmento está sempre se renovando com novas ferramentas, CRM, BI, porém em sua essência as necessidades das empresas são as mesmas.

    O que difere um ERP de outro, é a capacidade de aderência à um segmento, sem depender de muitas horas para customização, o que inviabiliza a maioria dos projetos de T.I.

    O investimento para se construir um ERP do zero, é muito alto e certamente irá demorar anos para uma primeira versão funcional.

    Atualmente várias empresas especializam-se em ferramentas complementares que se integram à soluções robustas e estáveis, cito como exemplo aplicativos mobile, web e de extração de dados (BI).

    abs.
    Glauco
    Consultor de T.I./Desenvolvedor Sr.
    A resposta está atualmente minimizada Show
  • Aceitar Resposta

    Sexta, Abril 03 2015, 02:13 PM - #permalink
    0
    Olá Ricardo,

    Desenvolver um ERP do zero realmente é um trabalho hercúleo. Segundo a ultima pesquisa da FGV divulgada em Abril/2014, o mercado de ERP no Brasil é dominado por Totvs, SAP e Oracle.

    No mercado total a participação está assim: Totvs (37%), SAP (30%), Oracle (16%), Demais fabricantes de ERP (17%). Nas empresa pequenas e médias a participação da Totvs sobre para 52%, SAP cai para 9% e os demais fabricantes ficam com 30%. Então esse nicho de empresas com até 170 computadores parece ser o mais propício para você estudar em detalhes.

    Concordo com o que o Marcelo Sinhorini colocou. Explorar nichos específicos de mercado com um ERP vertical (ous seja, que tem as particularidades de processos daquele segmento), é uma das formas de criar um diferencial competitivo. Sugiro pesquisar informações desse michos de mercado. O Sebrae e a FIESP tem algumas pesquisas nesse sentido que poderão ajuda-lo.

    Penso que a tendência das empresas buscarem soluções de ERP como serviço (na nuvem) deve aumentar, principalmente pela possibilidade de contratarem módulos isolados (MRP e programação de PCP por exemplo), que podem ser acopladas à soluções de ERP existentes.

    Acho interessante reavaliar os investimentos no desenvolvimento de um ERP do zero para os modulos commodities como compras, contas a pagar, contabilidade, vendas, estoques, etc.. Um possível caminho é explorar o mercado de ERP open source, que já possui a maior parte dos modulos commoditites e permite desenvolver customizações específicas.

    Eu publiquei um artigo sobre esse tema no meu blog erp1.com.br. Veja em http://erp1.com.br/2015/03/solucoes-de-erp-open-source-para-2015/. Por ser interessante avaliar esse caminho.

    Sucesso para seu projeto!

    Abs,

    Mauro
    Mauro Cestarolli
    http://erp1.com.br
    A resposta está atualmente minimizada Show
  • Aceitar Resposta

    Sexta, Outubro 23 2015, 10:51 AM - #permalink
    0
    Preados somos uma dessas empresa que esta no mundo de ERPs e realmente sem um diferencial competitivo em termos de processos ou implantação fica muito complicado entrar em um mercado dominado por grandes players. www.devcoffee.com.br e www.brerp.com.br
    A resposta está atualmente minimizada Show
  • Aceitar Resposta

    Quinta, Janeiro 14 2016, 10:12 AM - #permalink
    0
    A LG tem soluções boas e já integradas com o sistemas de recrutamento e seleção e contratação de pessoal. ;)
    Curtiu
    A resposta está atualmente minimizada Show
Sua Resposta

Cadastre seu e-mail * e receba nossa newsletter

iX Tecnologia e Educação Ltda. Todos os direitos reservados. Powered by por Oibê.