Fórum ERP

Bem-vindo ao fórum do Portal ERP, um canal para troca de informações entre fabricantes, desenvolvedores e consumidores. IMPORTANTE: Necessário cadastro para participar das discussões Escolha a categoria de seu interesse e participe!

Analise de sistemas ERP

Postado em : Treinamento
Sexta, Maio 29 2015, 01:46 PM
0
Pessoal, boa tarde!

Sou novo na área de ERP e tenho muitas duvidas, sempre vejo em artigos, trabalho sobre como escolher projetar e implantar sistemas ERP, mas digamos que uma empresa já tenha um sistema implantado e você queira mapear como esta implantado o sistema atualmente. Como podemos fazer isso? existe alguma técnica ou métodos de analise?
Curtiu
Respostas (2)
  • Aceitar Resposta

    Terça, Junho 02 2015, 02:23 PM - #permalink
    0
    Samuel,

    A missão de um sistema de ERP é garantir que os processos das várias áreas de vendas, PCP, fabricação, estoques, compras, contábil, fiscal, custos, faturamento, financeiro, etc; possam ser executados nesse sistema de forma mais eficiente e com menor custo.

    Ele deve portanto, atender toda gama de processos da organização: estratégicos (Direção), táticos (Gerentes) e operacionais (interesses daqueles que executam os processos).

    Minha primeira sugestão é você avaliar o quanto o sistema de ERP atual de sua empresa, atende os vários processos de seu negócio com eficiência e redução de custos. Esse processo é conhecido como análise de aderência.

    Para fazer isso na prática, sugiro você listar os processos mais críticos para o sucesso de sua empresa e pensa-los de forma macro como entradas que devem produzir saídas através do sistema de ERP.

    Levante todas saídas que precisa ter e compare com as que são fornecidas pelo sistema de ERP, colocando um Ok ou Nok ao lado de cada funcionalidade.

    Exemplo: Processo de faturamento de empresa que vende e exporta seus produtos

    Entrada do processo: pedido de venda

    Nome do processo: Faturar venda e emitir nota fiscal

    Saídas:
    1. Nota fiscal de venda estadual (Ok);

    2. Nota fiscal de venda interestadual (Nok pois não trata processo de substituição tributária);

    3. Nota fiscal de exportação (Nok porque exige digitar informações adicionais que são obrigatórias por lei em notas fiscais de exportação);

    4. Duplicatas a receber de vendas nacionais (Ok);

    5. Vendas a receber do mercado externo (Nok porque as duplicatas não são atualizadas pelo câmbio automaticamente com base na cotação do dólar).


    Existem muitas outras formas de executar essa análise de aderência. A melhor delas em minha opinião, é você mapear a forma como sua empresa faz determinado processo e compara-la com a forma como seu melhor concorrente a faz (pensando que a pratica do concorrente é a melhor pratica do mercado).

    A análise de aderência entre a melhor prática de mercado e a forma como sua empresa executa o processo dentro e/ou fora do ERP vai mostrar quais são os "gaps" que devem ser desenvolvidos. Com base nesses dados será possível determinar os focos de melhoria em processos, sistemas de ERP, ou em ambos.

    Essa estratégia prioriza o que gera maior vantagem competitiva para organização ao invés de focar as características técnicas de um sistema de ERP como elemento mais importante no processo decisório de implementação desses sistemas.

    Você poderá encontrar mais informações relacionadas ao tema em meu blog http://erp1.com.br e no artigo http://erp1.com.br/2015/03/e-hora-de-substituir-o-seu-sistema-legado-de-erp/

    Abs,

    Mauro
    Curtiu
    Mauro Cestarolli
    http://erp1.com.br
    A resposta está atualmente minimizada Show
  • Aceitar Resposta

    Sexta, Julho 07 2017, 10:29 AM - #permalink
    0
    Os dados podem estar sendo mapeados pelo sistema atual, mas de maneira errada ou incompleta. É necessário que algumas análises e setups sejam realizadas antes da implementação do sistema: como a definição de objetivos e detalhamento de macroprocessos. Tem mais infos sobre o assunto nessa página: http://www.sankhya.com.br/erp/. Obrigada!
    A resposta está atualmente minimizada Show
Sua Resposta

Cadastre seu e-mail * e receba nossa newsletter

iX Tecnologia e Educação Ltda. Todos os direitos reservados. Powered by por Oibê.