Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Gestão Estratégica com suporte digital

Postado por

Werner K.P. Kugelmeier

em 05/05/2014 em Blog Estratégico

Compartilhar:

P 1: Qual é o papel da TIC? R 1: O papel essencial da TIC é transformar Dados em Informação, Informação...

P 1: Qual é o papel da TIC?

R 1: O papel essencial da TIC é transformar Dados em Informação, Informação em Conhecimento e Conhecimento em Inteligência, Inteligência em Inovação, para decidir sobre o diferencial estratégico de competitividade empresarial. 

P 2: O que é Estratégia?

R 2: Estratégia é o posicionamento competitivo no mercado ? diferenciado e(!) percebido; p.ex., Liderança em Inovação, Liderança em Custo, etc.

P 3: Existe uma ferramenta digital que ajuda a transformar estratégia em ação e resultado?

R 3: Sim. A solução se chama Balanced ScoreCard ? BSC, um modelo de Gestão Empresarial, com base em uma plataforma digital, que estrutura logicamente a estratégia da empresa, nas dimensões (1) Finanças - saúde financeira da empresa, expressa em lucratividade; (2) Cliente - satisfação do cliente, expressa em lealdade; (3) Processo - racionalização dos processos, expressa em redução de custo operacional;(4) Aprendizagem ? evolução dos colaboradores, expressa no fortalecimento de comportamentos e competências centrais.

P 4: Em que sentido o BSC facilita o desempenho do Gestor Empresarial?

R 4: O BSC permite ao gestor trabalhar alinhado com o objetivo e a estratégia corporativa, explicá-los ao seu time na busca da sua transformação em indicadores de desempenho, metas e ações através do Mapa Estratégico.

P 5: Quais são os fatores chaves de sucesso na implantação do BSC?

R 5: O convívio com um BSC requer um forte comprometimento da alta direção com o projeto de implantação. O importante é persistir; o ganho virá na medida em que a Gestão Empresarial fica mais transparente, revelando, assim, os gestores de ponta ? uma vantagem competitiva valiosíssima para a empresa.

P 6: Se o BSC atua no nível estratégico, qual é a solução que atua no nível tático? 

R 6: A solução se chama Business Intelligence ? BI (inteligência analítica de negócios), um sistema de suporte para Informações Gerenciais na Gestão Empresarial, desenhado para armazenar  e disponibilizar de forma simples, rápida e explícita informações (?massa crítica?),  na busca de uma tomada de decisão ágil e assertiva.

P 7: Como funciona o BI? 

R 7: Os dados operacionais são extraídos de um Banco de Dados para formar um Armazém de Dados (data warehouse). Ao transformar dados em informações gerenciais confiáveis, em um ambiente altamente colaborativo e com alta disponibilidade de informação, o conhecimento se torna um grande diferencial competitivo para as organizações. Ao definir ?o que eu quero ver?, podem-se enxergar as partes de um cubo de Gestão Empresarial; p.ex., vendas por região, margem por produto, lucratividade por linha de produto, etc.

P 8: E no nível operacional, qual é a solução digital?

R 8: Aqui falamos do chamado Enterprise Resource Planning ? ERP, que leva em conta que não são mais as empresas que definem o preço de seus produtos. O grande acesso do cliente a inúmeras ofertas coloca a Gestão Empresarial na obrigação de estipular valores.

O ERP tornou-se fundamental para reduzir custos, aumentar a eficiência na produção, manter o estoque no menor nível possível e evitar o desperdício, permitindo a fabricação de um produto de valor final mais baixo, e conseqüentemente, de maior competitividade.

P 9: Qual é a sacada do ERP?

R 9: O ERP apoia ações que se iniciam na idealização de um produto novo, passam pela fabricação até chegar na armazenagem (automação do fluxo de trabalho ou workflow), ao proporcionar automatização completa e total controle da configuração dos produtos.

O ERP ganha grande relevância na tramitação de um Pedido de Compra: cadastrado no módulo de vendas, o sistema dispara automaticamente a programação de produção no módulo de manufatura, ao mesmo tempo em que é gerada uma ordem de cobrança no módulo financeiro. Os resultados esperados são: maior eficiência, menores custos e, na ponta, um cliente satisfeito. 

P 10: Existe uma plataforma de apoio à Gestão Empresarial que cobre as necessidades de todos os níveis organizacionais da empresa?

R 10: Sim. É o chamado cockpit management. A solução permite à Gestão Empresarial estruturar o planejamento estratégico e monitorar sua execução, por meio de cockpits gerenciais personalizados, que apresentam interativamente o desempenho de áreas de gestão por meio de mecanismos de compartilhamento de informações analíticas e alertas automáticos sobre exceções. Uma ?mão na roda? para os gestores, que levam em conta que não é possível ?pilotar um avião observando apenas o medidor do combustível?. A solução garante monitorar a ?saúde? da empresa como um todo.

P 11: O que significa a implantação de uma solução de Gestão Empresarial digital para a empresa?

R 11: É o processo e seu respectivo conjunto de atividades como a instalação de equipamentos e programas; treinamento dos usuários na utilização eficiente dos sistemas; cadastramentos de todos os dados operacionais necessários; parametrização e configuração ajustando os sistemas aos processos da empresa; monitoramento do aprendizado até o início efetivo e correto de utilização do sistema pelos usuários.

P 12: Quais as principais dificuldades ao implantar uma solução digital de Gestão Empresarial na empresa?

R 12: Ao se tratar da transferência de conhecimento, que envolve mudanças gerenciais e operacionais nos processos e nas ferramentas do dia a dia, uma nova postura frente à TIC precisa ser moldada, começando pela Alta Direção, que deve dar o suporte incondicional à sua decisão estratégica de apoiar a gestão com os recursos da TIC.

P 13: Como se pode avaliar, quais as áreas da empresa que são prioritárias na implantação de uma solução digital de Gestão Empresarial?

R 13: A resposta deriva de um diagnóstico da situação atual versus a situação desejada das áreas-chave; as áreas mais importantes e, ao mesmo tempo, mais defasadas são prioritárias.

P 14: Como se pode avaliar o tempo de implantação de uma solução digital na Gestão Empresarial?

R 14: Uma implantação pode durar poucas semanas ou até muitos meses. As variáveis principais de impacto sobre a duração são: o porte da empresa, a complexidade da solução, o número de usuários, a diversificação dos processos da empresa, o grau de envolvimento da gerência e o desempenho da gestão do projeto.

Resumindo, a Gestão Empresarial digital contempla, no nível estratégico, a plataforma Balanced ScoreCard- BSC; no nível tático, a plataforma Business Intelligence ? BI e, no nível operacional, a plataforma Enterprise Resource Planning ? ERP. 

A plataforma de apoio que cobre as necessidades dos três níveis organizacionais da empresa é denominada cockpit management. Uma Gestão Empresarial que traz a TIC com estes recursos como seu aliado facilita em muito a vida do gestor ? por que não experimentar então?

 

*Werner Kugelmeier é sócio-diretor da WK Prisma Consultoria Empresarial e Treinamentos

 

Postado por

Werner K.P. Kugelmeier

em 05/05/2014 em Blog Estratégico

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.