Entrar »

Transformar dados em informação: como as empresas saem na frente com uma boa estratégia em analytics

Postado por em em Artigos
  • Tamanho da fonte: Maior Menor
  • Acessos: 708
  • Increver-se para receber atualizações

artigoanalytics PORTALERP 75843No mercado atual, com a urgência das organizações em se digitalizarem e inovarem suas operações, cada uma se encontra em uma etapa diferente quando falamos sobre maturidade analítica.

E aquelas que já entenderam a necessidade desse processo, comprovadamente, se colocam à frente das demais.

Segundo o estudo “Data & Advanced Analytics: High Stakes, High Rewards”, divulgado neste ano pela Forbes em parceria com a consultoria EY, por exemplo, aproximadamente dois terços das companhias com estratégias em analytics bem estabelecidas operam com margem de crescimento de receita de 15% ou mais.

E em uma época na qual as barreiras para uma corporação trabalhar com grandes volumes de dados vêm sendo superadas, começamos a nos questionar quais são os principais investimentos que precisam ser feitos para que os negócios ganhem agilidade e se destaquem da concorrência.

Acredito que a primeira pergunta que as empresas devam fazer às suas equipes de Business Intelligence é: os dados que possuímos podem gerar a informação necessária para termos a oportunidade clara de elevarmos nossos negócios ao seu extremo?

Esse questionamento se torna essencial em uma época na qual acumulamos dados o tempo todo. Desde as atividades mais triviais do cotidiano ao desempenho de nosso trabalho dentro de uma companhia, estamos reunindo informações de nossas atividades, das pessoas com as quais interagimos e dos sites que acessamos. Tal acúmulo é fruto de diferentes sistemas, processos, dispositivos eletrônicos e até mesmo frotas de veículos, dados de localização de smartphones cruzados com o perfil do usuário em mídias sociais, entre outros. Informação essa que dê algum retorno válido, seja diminuindo custos ou aumentando receitas,ou até mesmo qualificando pessoas e/ou processos de maneira mais assertiva.

Sem dúvida alguma, o dado utilizável, valioso, fruto de análises e levantamentos por ferramentas mais estratégicas virou, talvez, o principal ativo das empresas e será o ponto de partida para investimentos com governança e qualificação, além de profissionais capazes de extrair valor e insights certeiros – já que não é mais novidade que uma das especializações mais valorizadas no atual mercado é a dos cientistas de dados.

E os exemplos desse cenário que aponto são variados. Companhias estão saindo na frente seja investindo em tecnologia ou até mesmo provendo serviços aos usuários comuns, em troca de dados que lhe possibilitem uma gestão mais eficiente de seus negócios.

Peguemos o mercado de transporte aéreo, por exemplo. Aeroportos do mundo inteiro compreenderam a demanda de passageiros em trânsito que não possuem acesso à internet – em especial pela mudança de território – e passaram a oferecer conexões Wi-Fi, a partir do login com uma conta em redes sociais. Uma vez fornecidos esses dados aos servidores, pode-se compreender como determinada pessoa se comporta, como consome, o que prefere. E, assim, obter informações valiosas sobre qual tipo de serviço e conteúdo direcionar a esse perfil de consumidor, quais lojas disponibilizar em seu espaço etc.

Outro exemplo que cito é o de um cliente do mercado de transportadoras. A empresa em questão investiu em um dispositivo que envia logs­ de frenagem e aceleração de seus caminhões, para que cruzem esses dados com a necessidade de manutenção das frotas. Com isso, passou a analisar como o veículo é conduzido e qual é o impacto que o desempenho dos motoristas provoca em sua preservação.

O que quero dizer é que, apesar de bons investimentos serem importantes para a organização e análise de dados nas empresas, estratégias para que os negócios façam o melhor uso dessas ferramentas é essencial para objetivos em longo prazo. E, com isso, fica a pergunta: o que sua companhia está fazendo nesse sentido hoje?

Avalie esta postagem:
3
  • Nenhum comentário encontrado

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 Restrição de Caracter
Seu texto deve ter mais de 10 caracteres
Seus componente estão sujeitos a moderação do administrador.

Cadastre seu e-mail * e receba nossa newsletter

iX Tecnologia e Educação Ltda. Todos os direitos reservados. Powered by por Oibê.