O que é uma cultura de analytics?

Postado por em em Artigos
  • Tamanho da fonte: Maior Menor
  • Acessos: 312
  • Increver-se para receber atualizações

analytics artigo portaerp 34589463575O desenvolvimento dessa cultura depende de uma série de fatores: profissionais especializados, áreas que serão afetadas, experiência e um cuidado especial com o elemento humano

Uma cultura de analytics ocorre quando uma organização consegue utilizar os dados na tomada de decisão em diferentes áreas, apoiando os colaboradores – independentemente da hierarquia – e os processos do negócio.

A partir disso, torna-se mais simples mensurar o impacto dessa tecnologia na performance do negócio, fazendo com que, cada vez mais, as empresas se aprofundem nessa cultura.

A pesquisa realizada pela Forbes Insights (Analytics: Don’t Forget The Human Element) indica que 36% dos tomadores de decisão das empresas esperam investir nessa tecnologia nos próximos dois anos a fim de desenvolver uma cultura do uso de dados para movimentar as organizações e se basear em informações mais precisas para as readequações desses processos.

Veja alguns dos pontos-chave para superar desafios e fazer com que a empresa, de fato, desenvolva essa cultura. O cerne da questão está na capacidade de modificar ou alternar processos, tomando como base insights e outras tomadas de decisões baseadas apenas nas informações precisas levantadas.

Profissionais especializados

Procure contratar profissionais especializados para guiar os esforços nesta área. Esses centros – ou setores de excelência dentro de uma empresa – são a chave para desenvolver uma cultura de Analytics. Esse time será capaz de auxiliar os demais setores a trabalhar da forma correta, além de manter um canal constantemente aberto para que a força de trabalho possa sugerir mudanças e adaptações.

Quais áreas sofrerão mudanças

Com o auxílio desta equipe, os gestores precisam realizar estudos para compreender quais áreas ou quais processos podem sofrer interferências com o uso dos dados e serão otimizados. Em tese, todos os departamentos serão afetados pelas mudanças, mas alguns podem ter transformações mais efetivas para o negócio, como a manufatura de uma indústria.

Aposte na experiência

A maturidade e a experiência com a área de analytics e seus resultados vão interferir nas investidas futuras das empresas. Normalmente, as companhias menos desenvolvidas ainda precisam superar dificuldades orçamentárias ou dados inacessíveis ou incorretos – que acabam dificultando a tomada de decisão. No entanto, ao superar essas barreiras, a tecnologia ganha um corpo maior.

O elemento humano

Assim como em outras áreas, o elemento humano será o diferencial entre a implantação adequada de uma cultura. Por mais que a tecnologia do Big Data evolua, os gestores ainda serão peças-fundamentais para a implantação da cultura e a definição de suas regras. Por óbvio, a análise das informações precisa ser imparcial e correta, não fazendo com que seja modificada de acordo com o interesse de executivos. Por esse motivo, é preciso encontrar a pessoa certa para coordenar esse processo para que os resultados sejam os mais efetivos.

Avalie esta postagem:
1

David Pereira é VP de Product Engineering na Sage Brasil.


Formado em Processamento de Dados pelo Mackenzie, com especialização em Administração de Empresas pela FGV-SP e Executive MBA pela BSP/Universidade de Toronto, David Pereira é atualmente VP de Product Engineering na Sage Brasil. Dentro dos seus mais de 20 anos de experiência em cargos executivos, possui projetos premiados de implementação de ERP e e-business, planejamento estratégico, governança de TI e melhoria de processos utilizando boas práticas. Certificado em ITIL, COBIT e ISO 20.000, tem projetos nos EUA, Europa, México e países da América Latina.

  • Nenhum comentário encontrado

Deixar seu comentário

Postar comentário

0 Restrição de Caracter
Seu texto deve ter mais de 10 caracteres
Seus componente estão sujeitos a moderação do administrador.

Cadastre seu e-mail * e receba nossa newsletter

iX Tecnologia e Educação Ltda. Todos os direitos reservados. Powered by por Oibê.