Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

5 fatos interessantes que os turistas da Copa encontrarão na Internet do Brasil

Postado por

Vinicius Agostini

em 18/06/2014 em Artigos

Compartilhar:

Nesse sentido, meu top 5 de fatos interessante sobre o atual momento da internet no Brasil é:  1.    Um povo...

Nesse sentido, meu top 5 de fatos interessante sobre o atual momento da internet no Brasil é:

povo social 001 1.    Um povo muito social

O brasileiro sempre foi um usuário frequente de redes sociais. Estudo recente feito pela We Are Social, consultoria de mídia social, apontou que os brasileiros gastam mais tempo online do que o resto do mundo, com 6,1 horas/dia em comparação a uma média global de 4,8 horas/dia. Quase 20% desse tempo é gasto em redes sociais como Facebook e Twitter. Ainda, a EMarketer.com estima que a classe média no Brasil impulsionará o país a se tornar a 5ª maior comunidade de rede social até o final deste ano.

ecommerce001 2.    E-commerces em ascensão

Com mais de 88 milhões de transações no ano passado, o mercado de e-commerce no Brasil cresceu 28%, totalizando 28,8 bilhões de dólares em vendas. Isso é reflexo da popularização do segmento no país, confirmada por levantamentos da Forbes, que verificaram que 61% dos internautas brasileiros já fizeram uma compra online. Ainda, assim como nos Estados Unidos, a Black Friday tornou-se um dia muito popular para os brasileiros irem às compras. No ano passado o tráfego de web superou a marca de crescimento de 501% em relação a 2012, de acordo com análises da Exceda.

velocidade01 3.    Velocidade de conexão da Internet

Muitos dos turistas que virão ao Brasil estão acostumados com uma rede super-rápida de acesso à internet, seja no 4G ou em uma conexão fixa por fibra. Um relatório elaborado pela Akamai indica que a velocidade média de conexão no Brasil é de 2,7 Mbps, o que classifica o país em 83º lugar no ranking global, ficando atrás de países como os Estados Unidos (9,8 Mbps) e Canadá (8,8 Mbps). O Brasil foi também um dos países com maior aumento de novos IPs nos últimos 12 meses ? 47% segundo o mesmo estudo ? e a concentração de novos acessos na Classe C justifica a velocidade média abaixo da média global. Em outra perspectiva, a Copa do Mundo será um ótimo teste para nossa rede 4G e novos acesso de alta velocidade nas capitais.

startup001 4.    Startups fora do eixo Rio-SP

Muitos estrangeiros só conhecem o Rio e São Paulo no Brasil e vão se surpreender com os lugares diferentes que são os novos polos de tecnologia no país. Um exemplo disso é Belo Horizonte, cidade que tem atraído inúmeras startups para o San Pedro Valley, que pretende ser a versão em menor escala do Vale do Silício no futuro próximo. Além de BH, Recife é destaque tecnológico e sede do Centro de Estudos e Sistemas Avançados (CESAR), principal instituição brasileira de estudos avançados em tecnologia. No Sul, Florianópolis é outro polo importante e casa de muitas startups que se desenvolveram com diferentes incentivos que foram criados na cidade para a criação de empresas de tecnologia. 

refugio001 5.    Refúgio dos Hackers

Infelizmente, nem todos os estudantes e profissionais de TI do Brasil optam por trabalhar para empresas da área. Muitos focam seus talentos de desenvolvimento de software no lado sombrio da Internet: hacking e cybercrime. De acordo com recente artigo do New York Times, os dez maiores grupos ativos de hackers do mundo são brasileiros. Segundo a Akamai, o Brasil é a 8ª maior origem de ataques do mundo.

A Copa do Mundo vai principalmente testar as capacidades e mostrar os gaps na nossa infraestrutura, prestação de serviços de internet e telecomunicações. Será o maior evento transmitido pela internet em todos os tempos e provavelmente no dia da final da Copa teremos vários recordes de tráfego de internet registrados. Só resta esperar que as empresas e o governo aprendam com o evento e se preparem ainda mais para as Olimpíadas e para atender a população. E que o Brasil ganhe a Copa!

 

*Vinicius Agostini é diretor de Marketing da Exceda. A empresa é representante exclusiva da Akamai no Brasil

 

Postado por

Vinicius Agostini

em 18/06/2014 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.