Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

PC as a Service Híbrido e o fim do investimento em TI como conhecemos

Postado por

Luis Carlos Nacif

em 24/02/2017 em Artigos

Compartilhar:

O modelo de PCaaS tem sido apontado pelo mercado como uma das principais tendências para os próximos anos, como uma...

O modelo de PCaaS tem sido apontado pelo mercado como uma das principais tendências para os próximos anos, como uma alternativa para redução de custo das empresas e aumento de produtividade do negócio. Segundo o instituto de pesquisas IDC, o PCaaS deve ser explorado por 10% de todas as empresas ao redor do mundo ainda em 2017.

Hoje, a economia e a eficiência que a TI pode trazer estão entrelaçadas com o modelo de aquisição das máquinas. A compra definitiva do equipamento vai desaparecer, pois se trata de uma commodity que precisa ser constantemente atualizada, o que tornará mais interessante à contratação desses ativos como serviços, ainda mais se estiverem um ambiente controlado e flexível, como a nuvem. Em outras palavras, a TI como conhecemos está mudando para um formato focado no modelo Pay Per Use (PPU), que é o modelo de negócios que orienta a contratação de serviços na nuvem, e traz benefícios diferenciados como provisionamento rápido e elástico em função da demanda, com um baixo investimento. A adoção do PC as a Service Hibrido garante ainda manutenção e acompanhamento do ciclo de vida do hardware e suporte completo ao ambiente de nuvem, do usuário e do software. 

Além disso, os ambientes híbridos, que misturam a nuvem privada e pública, permitem às companhias delegar as funções de gestão citadas acima para o fornecedor dos ativos de TI contratados, de forma remota, somando ainda a facilidade de executar tarefas como, por exemplo, backup de dados, criação de máquinas virtuais e atualização de softwares, que a cloud pública somada à privada oferece. 

Esta solução é o caminho apontado para empresas que precisam resolver questões que impactam a produtividade como mobilidade, capilaridade, provisionamento rápido, rapidez de mudanças de usuários e perfis de utilização e refresh tecnológico sem necessidade de renovação total do parque.

Para o instituto de pesquisa Gartner, os ambientes híbridos farão parte da rotina das companhias ainda este ano, já que 50% dos empresários de todo o mundo devem adotar este modelo de nuvem, por otimizar o legado tecnológico das companhias. Sem dúvida, o PC as a Service orquestrado na nuvem híbrida corresponde a um universo de novas oportunidades para deixar os negócios das companhias e dos fornecedores de TI ainda mais rentáveis e produtivos.

Para enxergar o cenário de modo mais claro, de acordo com os dados do IDC a pesquisa mostrou que quase 50% dos compradores de TI, de diversos portes e segmentos entrevistados, teve algum envolvimento com PCaaS nos últimos 12 meses ou está pensando em fazê-lo nos próximos doze meses. Isso significa que os tomadores de decisões de TI estão posicionados para impulsionar e expandir o mercado de PCs com serviços complementares personalizados, adotando a nuvem para manter e estender o ciclo de vida do dispositivo.

Essa mudança de conceito, da aquisição definitiva de um ativo para um modelo de serviço, também acompanha o momento em que estamos vivendo. Atualmente, não precisamos mais comprar, por exemplo, um dicionário ou câmera fotográfica, pois podemos carregar esses dois produtos no celular, no formato de aplicativos. E convenhamos, de forma muito mais simples do que carregá-los no bolso, e com a facilidade de atualizá-los de qualquer lugar, a qualquer momento, com o simples download da versão mais recente do mesmo. Ou ainda, podemos trocar por outro melhor sem gastar muito.

E da mesma forma como os smartphones e seus aplicativos mudaram as nossas vidas, o PCaaS mudará a forma como investimos em equipamentos de acesso, como PCs, notebooks, e até dispositivos móveis. O que sobrará para as empresas no final das contas será a gestão da qualidade dos serviços prestados pelos fornecedores e o pagamento sobre os ativos contratos, vantagem que fará toda a diferença na hora de concentrar a atenção no negócio. 

Postado por

Luis Carlos Nacif

em 24/02/2017 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.