Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

De passo em passo, o Governo moderniza o Comex Brasileiro

Postado por

Alexandre Gera

em 18/06/2014 em Artigos

Compartilhar:

Todas essas atualizações tecnológicas entregam para os importadores e exportadores grandes ganhos a médio e longo prazo porque, em um...

Todas essas atualizações tecnológicas entregam para os importadores e exportadores grandes ganhos a médio e longo prazo porque, em um primeiro momento, os operadores são obrigados a se atualizar, envolvendo custos com a tecnologia em si, como desenvolvimento e compras de novos hardwares ou até licenças de uso, e, também, com os recursos humanos, já que funcionários precisarão ser deslocados do seu dia a dia para homologarem os upgrades das versões e as novas maneiras de registrarem seus processos de Comex.

Isso sem contar as pré-análises e consultorias prestados por terceiros para auxiliar as empresas a terem uma visão de como seus dados serão interpretados pelo Governo, vide Receita Federal e outros. E é claro que não há como negar que muitos desses avanços foram feitos a passos lentos e que ainda existem focos com urgência de ação, como aumentar a profundidade dos portos brasileiros para os navios atracarem ou, ainda, a precária estrutura de alguns aeroportos.

O fato é que neste ano de 2014, o MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), em conjunto com o Serpro, empresa de processamento de dados do Governo Federal que também desenvolve os sistemas como NOVOEX e SISCOSERV, lançaram um portal, interligando ainda mais todos esses sistemas, leis e informações.

Ele pode ser acessado por qualquer pessoa física ou jurídica e direciona o usuário para outros sistemas, relatórios sobre a balança comercial, dúvidas, leis, etc. O endereço é www.comexbrasil.gov.br.

Esse posicionamento federal traz um pouco de segurança para a iniciativa privada, que procura sempre operar seus softwares de negócios sem parecer uma "colcha de retalhos", com interfaces utilizando troca de arquivos ou "agenda com data e hora para migrar os dados", reforçando uma frase superinteressante que já ronda o mercado que é: ?Tem que conectar, não basta compartilhar ou somente comunicar!?. 

 *Alexandre Gera é coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Divisão de Aplicativos da Sonda IT.

 

Postado por

Alexandre Gera

em 18/06/2014 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.