Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

5 dicas para garantir um melhor suporte ao cliente

Postado por

Carmen Fernandes

em 19/08/2014 em Artigos

Compartilhar:

São essas métricas que geram resultados que avaliam o desempenho e produtividade de cada analista. E é de olho na...

São essas métricas que geram resultados que avaliam o desempenho e produtividade de cada analista. E é de olho na qualidade que devemos pensar em práticas que os tornem ainda mais eficientes. Confira 5 dicas que vão agilizar o tempo de atendimento e garantir a satisfação do cliente:

1.       Invista em capacitação

Geralmente, bons analistas passam por períodos de treinamento que chegam há três meses. Depois disso, passam por um período de acompanhamento interno que dura cerca de um mês, testando seus conhecimentos em problemas reais de clientes. Só então ele está pronto para a linha de frente, onde ele será acompanhado por seus coordenadores. Analistas bem preparados garantem resultados extraordinários no atendimento.

2.       Direcione sua equipe

É importante manter equipes distintas para cada canal de atendimento. O profissional que atende ao telefone não pode ser o mesmo que atende o cliente pelo chat. A separação é importante para que se possa dar foco ao atendimento feito em cada canal.

 3.       Crie e mantenha atualizada a base de conhecimento

Quando atualizada com frequência, a base de conhecimento auxilia muito nos atendimentos, pode reduzir a demanda da área e o stress dos analistas. É também um importante canal de ?auto atendimento? para os clientes.

 4.       Faça feedback e deixe claro o objetivo a ser alcançado

Para que as metas sejam atingidas, é preciso transparência. Cabe às áreas que coordenam o atendimento aos clientes determinar quais são as métricas de qualidade de atendimento e fornecer aos analistas feedbacks constantes sobre qualidade e ferramentas que permitam a eles acompanharem a sua evolução. Com isso, o próprio analista consegue acompanhar o seu desempenho.

 5.       Reconheça os resultados

Outra prática comum é a premiação por resultados. Parte do salário dos analistas depende do atingimento de metas, o que faz com que eles se comprometam com elas. Em alguns casos, a prática vai além e se traduz em premiações aos melhores analistas, geralmente aqueles que ultrapassam as metas estipuladas.

A transparência é parte mais importante em todo processo. Todas as informações ? indicadores, treinamentos, métricas etc. ? devem estar disponíveis no sistema e nos indicadores de resultados. Além disso, as métas atingidas devem ser divulgadas periodicamente, permitindo seu acompanhamento, assim como os canais de atendimento devem estar integrados a sistemas de gestão, agilizando a construção de indicadores.

Manter todos estes fatores alinhados não é um trabalho fácil, mas é a partir deles que se garante a qualidade e a satisfação no atendimento ao cliente.

 

* Carmem Fernandes é gerente de suporte - Help Desk da Sankhya

 

Postado por

Carmen Fernandes

em 19/08/2014 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.